A 21ª edição da Exposol encerrou na segunda-feira (01/05), em Soledade, com recorde de comercialização de produtos no Pavilhão da Agricultura Familiar: R$742 mil reais. O Pavilhão contou com a participação de 65 empreendimentos distribuídos em 62 estandes, nos quais empreendedores de 40 municípios gaúchos divulgaram e comercializam os produtos das agroindústrias familiares, artesanato rural e floricultura. O Pavilhão foi organizado pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e Fetag e contou com o patrocínio do Sicredi, Banrisul e Banco do Brasil.
O diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, visitou a Exposol no sábado (29/04), conversou com os expositores e destacou a importância dos espaços de comercialização dos produtos da agricultura familiar. “A Exposol é uma feira importante e que tem a colaboração da Emater. Uma feira que entre tantas atrações apresenta o Pavilhão da Agricultura Familiar e do Artesanato. A Emater é uma entidade que se debruça na interlocução entre os agricultores e a população e, feiras como a Exposol têm um papel importante na divulgação dos produtos da agricultura familiar e de interagir com a população urbana que vem visitar a feira”, frisou.
No pavilhão do Artesanato, coordenado pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Aprosol, também foi registrada grande comercialização de produtos. Juntos, os 40 artesãos que participaram do espaço comercializaram R$ 300 mil reais. “Foi uma feira de recordes. Muitas vendas e divulgação dos produtos durante a feira e também encomendas para entregar depois do evento. Expositores muito satisfeitos e já pedindo para retornar em 2024. Outro ponto forte foi a qualidade dos produtos ofertados nos pavilhões cinco e seis, com artesanato de qualidade, espaços lindamente organizados, acolhedores e atrativos ao público”, destaca a extensionista rural da Emater/RS-Ascar e coordenadora dos pavilhões pela Instituição, Juliane Pires da Conceição.
A Emater/RS-Ascar também coordenou, juntamente com a Cotrijal, o Pavilhão da Pecuária de Corte, Ovinocultura e Bovinocultura de Leite. No local, o público visitante pode conhecer diferentes raças de gado de corte, como a Angus, Hereford, Brandus e Braford, além de vacas leiteiras das raças Gir Leiteiro e Holandesa e ovelhas das raças Ile de France, Hampshire Dow, Dorper e Texel. “Tivemos a participação de mais expositores nesse ano. Além destes que participaram da 21ª Exposol e que já relataram interesse em participar da feiram em 2024, tivemos outros expositores interessados em já se inscrever para o próximo ano, tanto de ovinos como em bovinos. Então, temos uma avaliação positiva, com registro de bons negócios e, além disso, os contatos para comercialização no decorrer do ano que é o grande objetivo da feira”, comenta o extensionista rural e coordenador do Pavilhão pela Emater/RS-Ascar, Roger Terra de Moraes.
Integrando as ações do Pavilhão, foi realizado na segunda-feira (01/05) o julgamento da Raça Holandesa, sendo campeões na categoria zero a seis meses a Intenso Laticínios (1º e 2º lugar) e Família Tieman (3º lugar); categoria sete a 12 meses Intenso Laticínios (1º), Família Tieman (2º) e Família Seben (3º); Categoria 13 a 18 meses Intenso Laticínios (1º e 2º lugar) e Recanto do Vento (3º); E, na categoria, acima de 18 meses Intenso Laticínios (1º) e Tambo Loureiro (2º e 3º). “Tivemos o bicampeonato da Intenso Laticínios e com um número maior de expositores e de propriedades premiadas o que nos resulta em uma avaliação muito boa”, comenta Moraes.
Outro atrativo coordenado pela Emater/RS-Ascar em parceria com o Sindicato Rural e o Jornal Informativo Regional, foi o Segundo Concurso de Assadores de Churrasco, realizado no domingo (31/05). Participaram da competição 12 trios de assadores, sendo campeão o trio formado por Diego Roselin, Mateus Zanco e Diego Pompermaier, do município de Arvorezinha. Representantes de Soledade ficaram com o segundo e terceiro lugar, sendo, respectivamente, Felipe Muller, Tiago e Ronaldo Oliveira; e Rodrigo Rodrigues (Guigui), Sapo e Marcos Oliveira. “A nova estrutura que construímos possibilitou aumentar o número de equipes participantes. O clima entre os participantes era muito amistoso, muito mais de celebração e de cultivo da tradição do que de competição e esse é o nosso objetivo, divulgar a carne produzida em Soledade, no Alto da Serra do Botucaraí e que temos assadores de excelente qualidade”, destaca Moraes. A 22ª Exposol já tem data definida, será realizada de 01 a 05 de maio de 2024, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, em Soledade.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Soledade
Jornalista Carina Venzo Cavalheiro