Com o Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa lotado por filiados de todas as regiões do Rio Grande do Sul e na presença de seus maiores líderes – entre os quais os três ex-governadores Pedro Simon, Germano Rigotto e José Ivo Sartori, o atual vice-governador Gabriel Souza e o prefeito da Capital Sebastião Melo –, o MDB gaúcho deu uma demonstração de força, capilaridade e organização para enfrentar os desafios eleitorais de 2024 no seu Congresso Estadual realizado neste sábado, 9 de dezembro, em Porto Alegre.
O tom propositivo foi anunciado logo na abertura do encontro. Fábio Branco, presidente estadual, enfatizou que o congresso valida toda a movimentação que o partido fez ao longo deste ano e o prepara para as próximas eleições “Todas as cidades são importantes. Queremos candidato próprio a prefeito na maioria dos municípios possíveis”, garantiu o presidente. Ele acrescentou que a composição de nominatas completas para a disputa nas Câmaras de Vereadores também serão prioridades. “Para mantermos o protagonismo, é necessário que tenhamos vereadores em cada canto do estado”, alertou o presidente.
O congresso marca o encerramento da série Mobiliza 15, semear trabalho, partilhar conquistas, que de julho a novembro percorreu todo o estado para prospectar pré-candidaturas, além de movimentar e qualificar a base partidária para a campanha eleitoral.
Detentor de um capital político de 136 prefeitos (10 mulheres e 7 jovens), 119 vices (12 mulheres e 7 jovens) e 1.156 vereadores (232 mulheres e 225 jovens), a legenda atua para manter o destaque no território gaúcho e preservar a pluralidade de representação.
A estratégia é de ampliar espaço nos maiores centros e preservar o índice nos municípios com eleitorado abaixo de 10 mil, onde hoje administra 100 dos 357 do RS (29% desta faixa).
Recente pesquisa preliminar aplicada pela direção estadual indica que o MDB manterá a tradição. No levantamento ainda parcial, onde foram ouvidos 392 presidentes municipais da legenda, o indicativo é de candidatura com cabeça de chapa em pelo menos 270 cidades, o que corresponde a 70% do total dos entrevistados.
UM PARTIDO PARA ONTEM, PARA HOJE E PARA O AMANHÃ
Inspirado pela marcante presença de emedebistas históricos e da nova geração no congresso, o vice-presidente do MDB-RS, ex-senador José Fogaça, foi o responsável por provocar a reflexão sobre o papel da legenda no Rio Grande do Sul e no Brasil.
Hoje, com mais de 30 partidos em atuação, Fogaça evidenciou a trajetória do MDB que completará 60 anos em breve com um legado de conquistas para o país. Entre os quais, a própria consolidação da Constituição Federal e a implementação de iniciativas comprometidas com a democracia, como a conquista do Sistema Único de Saúde (SUS), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Estatuto da Criança e do Adolescente. “A democracia do MDB dura há 35 anos. E irá durar por gerações e gerações”, sintetizou Fogaça.
A LEGENDA DAS GRANDES REFORMAS
Em seu discurso, o vice-governador Gabriel Souza trouxe para o debate a recomposição da alíquota modal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), encaminhada pelo Estado à Assembleia Legislativa. Segundo ele, a medida se faz necessária em razão das mudanças provocadas pela Reforma Tributária aprovada no Congresso, que vai estabelecer a repartição do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) levando em conta, por 50 anos, a proporção da arrecadação de ICMS de cada Estado entre 2024 e 2028.
Ele também reforçou a importância do partido neste processo. “O MDB sempre enfrentou as grandes reformas no Rio Grande do Sul, como as que vivenciamos durante os governos Sartori, Rigotto e Simon. E desta vez, frente às questões que envolvem a proteção da fatia gaúcha do IBS no futuro, não será diferente. Precisamos propor um grande debate sobre este tema, com o objetivo de preservar o equilíbrio financeiro do Estado e, consequentemente, o desenvolvimento do RS pelas próximas décadas”, destacou.
Sebastião Melo, prefeito e pré-candidato à reeleição em Porto Alegre, citou que a sua administração tem focado na inovação para atender as demandas da sociedade. Mencionou projetos que estão em andamento e que contribuem com as transformações sociais, como o “Prefeitos de Praças”, que foi premiado durante o congresso em 1º lugar na categoria Desenvolvimento Territorial.
PRÉ-CANDIDATURAS
O ex-governador Germano Rigotto conclamou a unidade partidária como pré-requisito para a vitória eleitoral em 2024. Também se colocou à disposição para contribuir com o fortalecimento e auxílio na formação das chapas majoritárias e proporcionais. “Podem contar comigo”, frisou Rigotto.
Pedro Simon, o farol do MDB gaúcho, fez um retrospecto da história partidária e convocou os filiados para travar mais uma batalha. “A história haverá de dizer que não teve exemplo tão fantástico da luta pela resistência, pelo amor e pela liberdade. Agora o MDB vai continuar essa luta com candidaturas a prefeito na maioria dos municípios e teremos uma vitória espetacular”, projetou o ex-senador. Simon ainda convocou o ex-governador José Ivo Sartori para concorrer a prefeito: "Sartori, você precisa cuidar bem de Caxias, contamos contigo".
O chamamento para que Sartori concorra veio por parte de outras lideranças, como do secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Beto Fantinel. "Sartori, a sua candidatura serve de incentivo e estímulo para todos os companheiros do Rio Grande", pontuou o secretário. Cauteloso, Sartori não deu resposta, mas sugeriu que o partido siga cuidando da organização e debatendo com a comunidade nos municípios. "Vamos fazer o dever de casa", orientou Sartori.
Durante a série Mobiliza 15 dezenas de nomes foram evidenciados como potenciais candidatos em 2024. Além de Sartori, entre os líderes convocados estão Beto Fantinel (Santa Maria), o presidente Fábio Branco (Reeleição em Rio Grande), o secretário da Agricultura do Estado Giovani Feltes (Novo Hamburgo) e o ex-deputado e ex-prefeito Marco Alba (Gravataí).
ESPAÇO DEMOCRÁTICO
Como é tradicional nos encontros do partido, é assegurado espaço democrático para a livre manifestação. Diversos emedebistas do interior e da capital usaram a tribuna do Congresso para compartilharem os seus ideais de atuação e, debaterem o cenário político-eleitoral no estado e no País. Também deixaram a sua mensagem os representantes dos núcleos de apoio.
BANDEIRA MUNICIPALISTA: RECONHECIMENTO AOS GESTORES
Um dos pontos altos do Congresso foi a valorização das boas práticas nas administrações através do Prêmio MDB de Soluções Municipais, idealizado pelo presidente Fábio junto de sua executiva. Ao total, foram 35 municípios inscritos e 15 prefeitos finalistas da premiação subdivida em cinco categorias. São elas Agricultura e Desenvolvimento Rural, Educação, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Territorial e Desenvolvimento Econômico.
A iniciativa – inédita no partido –, visa mais do que dar visibilidade às gestões, mas também reforçar a bandeira municipalista do MDB, garantir a troca de experiências e compartilhar com a sociedade histórias bem sucedidas que possam servir de modelo para gestores de todo o Rio Grande do Sul.
No papel de presidente do partido, Branco, prefeito de Rio Grande, abdicou de vislumbrar qualquer premiação mesmo tendo inscrito projetos. A sua participação no prêmio teve exclusivamente o propósito de incentivar os colegas prefeitos a participarem.
Mas a sua atitude em reforçar a bandeira municipalista através do trabalho dos prefeitos foi reconhecida pelo MDB e pela Fundação Ulysses Guimarães. Coube ao presidente da FUG-RS, Guto Scherer, entregar uma placa em sua homenagem, com a seguinte mensagem:
FÁBIO BRANCO
Presidente do MDB-RS
O MDB gaúcho – que tem o MUNICIPALISMO como uma de suas fortes bandeiras –, reconhece a tua dedicação para reforçar esse legado histórico do nosso partido. Também, a inspirar as novas gerações a manterem o olhar atento à excelência nas gestões em todas as prefeituras do Rio Grande do Sul. De coração, o nosso muito obrigado.
Porto Alegre, 9 de dezembro de 2023
Os premiados
CATEGORIA 1 - AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL
1º LUGAR: Gustavo Stolte (Quinze de Novembro)
PROJETO: “Conecta Mais Rural"
2º LUGAR: Iura Kurtz (Marau)
PROJETO: “Meio Rural 100% Conectado”
3º LUGAR: Paulo Pólis (Erechim)
PROJETO: “Recuperação de Recursos Hídricos e Pagamentos por Serviços Ambientais"
CATEGORIA 2 - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
1º LUGAR: Daniel Hinnah (Panambi)
PROJETO: “DNA Empreendedor”
2º LUGAR: Paulo Kohlrausch (Santa Clara do Sul)
PROJETO: “Educação para Todos”
3º LUGAR: Paulo Salerno (Restinga Sêca)
PROJETO: “Estação do Empreendedor”
CATEGORIA 3 - DESENVOLVIMENTO SOCIAL
1º LUGAR: Paulo Kohlrausch (Santa Clara do Sul)
PROJETO: “Santa Clara Mais Feliz - Missão Cidade Feliz”
2º LUGAR: Márcio Amaral (Alegrete)
PROJETO: “Reciclador”
3º LUGAR: Paula Facco Librelotto (Cruz Alta)
PROJETO: “Meu Bebê em 1º Lugar”
CATEGORIA 4 - DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
1º LUGAR: Sebastião Melo (Porto Alegre)
PROJETO: “Prefeitos de Praça”
2º LUGAR: Moacir Alvez, o Chola (Pedro Osório)
PROJETO: “Transporte da Gente”
3º LUGAR: Nelson Carlos Conte (Fagundes Varela)
PROJETO: “Parque Bem-te-vi, Mais Vida, Mais Natureza”
CATEGORIA 5 - EDUCAÇÃO
1º LUGAR: Paula Facco Librelotto (Cruz Alta)
PROJETO: “Pra Frente Cruz Alta na Educação”
2º LUGAR: Fátima Daudt (Novo Hamburgo)
PROJETO: “Movimentos e Vicências na Educação Integral”
3º LUGAR: Waldemar De Carli (Veranópolis)
PROJETO: “Ler e Escrever: É Só Praticar”
PRESENÇAS
O Congresso Estadual comandado pelo presidente Fábio Branco contou com a participação dos três ex-governador Pedro Simon, Germano Rigotto e José Ivo Sartori, do vice-governador Gabriel Souza, do prefeito da Capital, Sebastião Melo, do presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin, dos seus colegas deputados Carlos Búrigo, Edivilson Brum (Líder da Bancada) e Luciano Silveira, dos secretários de Estado Beto Fantinel (Desenvolvimento Social), Juvir Costella (Logística e Transportes) e Giovani Feltes (Agricultura), do presidente da FUG-RS, Guto Scherer, do vice-presidente do MDB-RS, ex-senador José Fogaça, do secretário-geral do MDB-RS, Norton Soares, do secretário de Planejamento e dos Assuntos Estratégicos (Cezar Schirmer) e do presidente do MDB de POA, Alexandre Borck.
Também marcaram presença os representantes dos núcleos de apoio. Foram eles Deodoro Gomes (Cultura e Economia Criativa), Chris Allves e Aiesa Pedroso (Diversidade), Milena Cristina da Rosa Lopes (Comunitário), Juciane Afrausino Ferreira (Afro), Fifo Parenti (Jovens), Cris Lohmann (Mulheres), Ricardo Adamy (Associação de Vereadores) e Gustavo Stolte (Associação de Prefeitos e Vices). O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, participou de forma virtual.
SOLEDADE NO EVENTO
Um dos grandes líderes do MDB soledadense, Paulo Ricardo Cattaneo acompanhado de integrantes da sigla local estiveram presentes neste importante Congresso Estadual, Foi a oportunidade de ouvir importantes lideranças que tem por objetivo o fortalecimento partidário por todo o Rio Grande do Sul.
Fonte- mdb-rs.org.br
Fotos- WhatsApp MDB Soledade