News
Audiência Pública aponta caminhos para resolver problemas com animais de rua e comunitários em Soledade

Tendo por local a Câmara de Vereadores de Soledade, aconteceu na noite desta terça-feira, importante Audiência Pública sobre animais de rua e comunitários. A proposta da realização deste encontro foi do vereador Gustavo Luis Baldissera (PL), defensor da causa animal.

Marcaram presença no encontro o vice-prefeito Sérgio Portela da Silva, a delegada Regional de Polícia e diretora do cartório de maus tratos, dra. Fabiane Bittencourt, diretora do departamento do Meio Ambiente municipal Luana Scherer, vereadores  Miguel Adones de Campo (MDB) e Lúcio Dias (PT), Presidente do SIMSOL Tânia Maria Rodrigues, assessores do legislativo soledadense, representante entidades ligadas a causa, comunidade em geral e representantes dos veículos de comunicação Jornal A Notícia, Portal Se Liga Aí RS, A Tua Rádio Cristal, Rádio Soledade e Rádio Voz, e Portal Clic Soledade. Marcaram presença também: do  S.O.S Animais de Espumoso Eduardo Signor, acompanhado de Thainá Dresch Gonçalves, e de Mormaço Waner Silveira acompanhado da esposa Sônia Morigi. O presidente da casa Edivaldo da Silva dos Santos (MDB), esteve no legislativo colocando tudo a disposição do evento, e em seguida precisou deixar o local para participar de encontro da Associação Pró-desenvolvimento de Soledade.  

 

CONTATO ON-LINE

Logo após a abertura dos trabalhos tivemos a participação online da ex-deputada Regina Maria Becker Fortunati, protetora e ativista da cauda animal. Muito conhecida no meio político Regina é uma política brasileira, filiada ao União Brasil. Já militou no Partido Democrático Trabalhista, Rede Sustentabilidade e no PTB. Foi primeira-dama de Porto Alegre, sendo esposa do ex-prefeito José Fortunati. 

Ela falou aos presentes sobre seu trabalho com a criação de leis e a secretaria dos direitos dos animais em Porto Alegre. Lembrou que neste assunto deve-se ter bom senso, pois envolve direitos dos animais, saúde, educação, segurança e responsabilidade do poder público.

Ao todo foram 12 manifestações realizadas na tribuna da Câmara, onde foram apresentadas sugestões, críticas à administração municipal, troca acusações entre defensores dos animais e exposição do muito que é feito em Soledade pelos voluntários.

 

VICE-PREFEITO

Para o vice-prefeito Sérgio Portella da Silva, Soledade tem feito um trabalho intenso no campo dos direitos dos animais. Lembrou das limitações de recursos, e alertou para que os vereadores no debate do orçamento para o próximo ano, possam fazer emendas contemplando assim a causa com recursos maiores. Destacou ainda a importância das entidades que defendem a causa animal, e a necessidade de fazer parcerias com as universidades, entidades e outros que possam contribuir para a busca de solução aos problemas existentes.

 

PROPOSTAS RETIRADAS DO ENCONTRO

1-   Ambulatório Municipal de atendimento para animais carentes;

2-   Rodízio de profissionais medico-veterinários nos finais de semana;

3-   Criação de uma Secretaria Especial dos Direitos dos Animais ou Departamento Especial dos Direitos dos Animais ou reforço na equipe do Departamento Municipal de Meio Ambiente

4-   Projetos de Educação Ambiental

5-   Políticas públicas de adoção incentivada;

6-   Censo Animal;

7-   Projeto permanente de educação animal nas escolas;

8-   Atendimento estendido pela rede de assistente social.

 

 

A situação hoje é realmente preocupante em Soledade, havendo a necessidade de implementação de políticas públicas que venham a trazer soluções e não apenas amenizar os problemas. Investir será necessário para que os resultados apareçam. As 37 castrações mensais hoje realizadas são insuficientes, necessitando investimentos para que este número aumente, conforme intenção da própria municipalidade que é ter no mínimo 50 castrações, o que diante da nossa realidade ainda será pouco. Buscar parcerias e ter uma equipe de trabalho especializada fará com que o quadro se transforme em pouco tempo.

 



Galeria de Imagens
Destaques