No domingo, 24/07, ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes José Américo Martins (Zecão), jogos de integração entre o Projeto Joia Rara Voleibol (Soledade) e a CEFL Voleibol do município de Espumoso. Na ocasião mais de 40 atletas, entre 13 e 17 anos, tiveram uma tarde de integração e diversão através do voleibol.
Atividades de integração como esta, para além das questões técnico/táticas, objetivam inclusão social através do esporte, a potencialização de valores e o amadurecimento individual e coletivo diante de situações de maior competitividade.
O projeto Joia Rara Voleibol é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Soledade, por meio de sua Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, envolvendo crianças, jovens e adultos nas categorias: mini-vôlei dos 8 aos 12 anos; infantil dos 13 aos 15 anos; juvenil dos 16 aos 17 anos; adulto a partir dos 18 anos. Todas as categorias atendem os naipes masculino e feminino totalizando mais de 100 atletas envolvidos.
As atividades de mini-vôlei ocorrem nos Núcleos de Aprendizagem localizados no bairro Botucaraí (EMEF Dr. Valdemar Rocha), bairro Fontes (EMEF Santo Antônio), bairro Centro (IE Maurício Cardoso), bairro Farroupilha (Ginásio de Esportes Farroupilha), bairro Expedicionário (EMEF Anselmo Primmaz), na comunidade do Espraiado (EMEF Joaquim Floriano Pinto) e comunidade Posse Generoso (EMEF José de Anchieta). As equipes de treinamento utilizam os Ginásios José Américo Martins e Ginásio do Parque Centenário Rui Ortiz. Os treinos e atividades do projeto são totalmente gratuitos.
O Joia Rara Voleibol é mais uma das ação por dentro dos projetos, “Soledade com o Protagonismo das Crianças e dos Jovens” e “Esporte nos Bairros”, mobilizando no território da cidade, espaços educativos, materializando o compromisso de uma Cidade Educadora que educa e se educa.



