News
Simone Leite Palestrou em Soledade

Nesta sexta-feira, durante café da manhã promovido pela ACIS, na sede da Piscina Clube, esteve em Soledade palestrando para empresários e lideranças, Simone Regina Diefenthaeler Leite, empresária, professora, primeira mulher a presidir a Federasul, já militou na política como candidata ao senado em 2014 pelo PSDB, sendo superada por Lasier Martins, Olivio Dutra, e Pedro Simon, ficando a frente de Júlio Flores, Ciro Machado e Gold.

Hoje coordena o Conselho Estadual da Mulher Empreendedora, já tendo 57 Núcleos de Mulheres no Rio Grande do Sul.

Durante sua manifestação apresentou dados da economia no Rio Grande do Sul e Brasil, dentre os quais destacamos a questão da inadimplência que hoje atinge 71 milhões de brasileiros, sendo quase 350 bilhões de reais fora de circulação. São 43% da população endividada. Com um desemprego hoje na casa dos 8% e a previsão de crescimento do PIB de 1,5% no ano, no RS esse crescimento será de 2,6%. Sendo que no Brasil a economia hoje tem como destaque os serviços com 60%, a indústria 20% e o setor agropecuário com apenas 7%.  Quando se fala em RS Simoni diz que a indústria puxou o freio, já o setor do agro puxa a conta para cima com 25% do PIB, porém dependente da água. Ela cita como fator positivo a continuidade do governo estadual no poder, que assumiu depois do governo Sartori, de medidas tímidas. O atual governante realizou reformas administrativa, previdenciária e do Código Florestal, com atração de novos investimentos. A reeleição trouxe estabilidade com: Ajuste nas contas públicas; investimento na infraestrutura; concessões e privatizações.

Lembrou ainda da insegurança jurídica vivida no país  e a necessidade da redução dos gastos públicos, mostrando que hoje existe uma grande transferência de renda com o aumento do salário mínimo, aumento dos valores isentos do IR, criação de mais ministérios, Bolsa Família, Desenrola Brasil, Incentivo a indústria automotiva, política de preços da Petrobrás e o anúncio da retirada  de 5 bilhões do Programa de Aceleração de Crescimento de 2024.

Por fim, disse que a economia se move pela confiança e a política se move pela opinião pública. E o grande desafio hoje é unir o Brasil. Precisamos torcer para dar certo.

A direção da Associação Comercial, Industrial e Serviços através de sua direção que tem a frente Altair Hoerlle agradeceu a palestrante e a todos os empresários e colaboradores que participaram do último café programado pela entidade do ano. O próximo grande evento será a palestra com Clóvis Tavares.

Redação- Jacques Moraes

Foto- João Gabriel Nunes/Tua Rádio Cristal



Galeria de Imagens
Destaques