Na fria noite desta terça-feira, a Sicredi Botucaraí RS/MG em parceria com o Sebrae e apoio da Cotrijal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais Soledade/Mormaço, Emater e Sebrae Norte promoveram uma palestra que tratou sobre os benefícios da integração da pecuária nas lavouras, com o professor da UFRGS, Paulo César de Faccio Carvalho, doutor em Zootecnia.
Ele apresentou uma série de estudos falando sobre o benefício da presença animal nas lavouras para melhorar a adubagem do solo. São cerca de 30 anos de estudos e os dados nos mostram que com a presença de gado a produção pode aumentar, em média, 28 sacos por hectare. Para o professor é preciso produzir o tempo todo e sofrer menos.
Carlos Rogério Matuella, presidente da Sicredi Botucaraí, disse que o objetivo foi mostrar que a pecuária e agricultura podem andar lado a lado.
Assim a Sicredi Botucaraí RS/MG e o Sebrae vão oferecer de forma gratuita para dez produtores um acompanhamento técnico de um ano dentro do programa ILP (Integração Lavoura e Pecuária), com a intenção de fortalecer a lavoura com a presença da pecuária, visando criar uma maior estabilidade para os produtores. Através da presença do consultor Radael Shond a universidade estará dentro das propriedades com seus estudos e orientações.