Com as suas instalações completamente lotadas, a Câmara Municipal de Vereadores de Barros Cassal na presidência do vereador Ivonir Camargo Ortiz MDB, realizou sessão Solene de Nominação do Plenário de Jovelino Francisco Zago. Prestigiaram o evento, vereadores, familiares, prefeito, vice-prefeito, ex-prefeito, secretários municipais, soberanas, presidente Avasb, Pastor, Frei, Bispo, representantes de deputados, líderes políticos regionais, amigos, CDL, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cras, Brigada Militar, instituições financeiras, imprensa e a comunidade em geral.
Foi um momento ímpar para esta comunidade que teve neste grande líder um exemplo de trabalho em benefício do povo. Infelizmente quis o destino que em dezembro de 2017 ele deixasse a vida terrena, vitima de câncer de estômago. A proposta da homenagem foi do vereador Ivonir, com a aprovação unânime dos demais pares. Durante a cerimônia tivemos a manifestação de inúmeras autoridades que enalteceram o grande líder Jovelino Zago. Foram discursos emocionados, que lembraram passagens em que Jovelino serviu de exemplo para que aqueles próximos pudessem tomar decisões e seguir sempre o melhor caminho.
O poder Legislativo de Barros Cassal, tem hoje como vereador Joviano Zago, filho de Jovelino, que segue os passos do pai, com grande carisma junto a comunidade, pelo seu trabalho sério e honesto.
Ao usar da palavra o vereador Ivonir Camargo Ortiz, lembrou de seu ingresso na política como candidato foi pela mão de Jovelino, mas infelizmente pode trabalhar muito pouco na vida pública com ele, mas quis o destino que ele estivesse ao lado do filho deste grande líder na câmara de vereadores, e com certeza previu que irá trabalhar muito com Joviano na vida pública em Barros Cassal.
Em nome da família de Jovelino, usou da palavra a filha Francini Zago, que agradeceu a todos que acompanhavam o ato, ao presidente da câmara vereador Ivonir pela iniciativa, e aos demais edis pela aprovação. Sobre Jovelino declarou: Ele construiu uma história, com propósito de ver a cidade crescer, acreditava na agricultura como fator determinante para o crescimento. Ele amava a cidade, deixando de lado a vida particular para dedicar-se a vida pública. Tinha planos de transformar a cidade, mesmo sabendo das dificuldades. Ele não foi político de oportunidade, ele foi diferente, não se corrompeu pelo sistema, ele foi digno do cargo que ocupava, ele não nos envergonhou. Homem de muita fé, gostava de gaita e violão. Para concluir Francini disse “Meu pai deixou seu nome gravado no coração de nossa comunidade, e agora gravado para sempre na história dessa cidade. O nosso eterno prefeito, muito obrigado.”
O filho de Jovelino, vereador Joviano Zago, também usou a tribuna para transmitir a sua mensagem quando lembro da vida política de seu pai que iniciou em 96 quando se elegeu vereador pela primeira vez. Sempre com forte atuação junto as comunidades no esporte e no social, fazendo muitas amizades, e sendo um grande líder. Foram 20 anos até alcançar o posto de prefeito em 2016. Recordou de passagens políticas, de previsões para políticos que hoje estão no setor público. Homem com visão ampla do que acontecia no cenário político local, regional, estadual e nacional. Agradeceu ao presidente Biro Biro, colegas, os organizadores do evento e toda a comunidade pelo carinho com toda a família Zago. Concluiu com o seguinte recado: “Se Deus quiser a gente continua firme, construindo a nossa história também, para quem sabe um dia fazer um pouquinho do que ele fez ao longo da vida dele.”
A organização da solenidade esteve a cargo do presidente da câmara Biro Biro, procuradora Genecir Terezinha Betti, Roberta de Freitas Borges, Aliana Prates da Costa, André Nunes, Tiago Laureano da Silva, Jacques Moraes e um grupo de colaboradores da comunidade.
O Vice-governador Gabriel Souza e o Secretário de Estado Giovani Feltes encaminharam mensagem que foram lidas pelo protocolo durante a sessão.