A comunidade de são José do Herval participou na terça-feira (25/10), no CTG Querência do Herval, do Segundo Encontro Municipal de Segurança e Soberania Alimentar. A atividade contou com a participação de mais de 170 pessoas e teve como tema “Segurança Alimentar nas mãos da Agricultura Familiar”.
O evento visou proporcionar às pessoas momentos de aprendizado e reflexão sobre a nutrição equilibrada, envolvendo a oferta de alimento limpo, ou seja, que este não tenha adição de agroquímicos. “Objetivamos também a apresentação de uma importante política pública municipal que dá às famílias do meio rural a possibilidade de ter um alimento de qualidade e diversidade através da implantação da horta doméstica”, destaca a extensionista rural da Emater/RS-Ascar Laurita Zanotelli Scalco.
A abertura do evento contou com a participação do prefeito, Jovani Bozetti, e da gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar, Adrieli Gerevini, que ressaltou a importância da produção e preparo dos alimentos. “Mais do que uma necessidade é um ato de amor para consigo e com o próximo. Produzir e preparar alimentos de maneira saudável é valorizar a nossa saúde física e mental”, destacou.
A programação contou um painel sobre “A importância da alimentação para o nosso bem-estar”, com a participação da nutricionista Tais Hart Pezini e da fisioterapeuta Valéria Pinheiro. Também foram realizadas apresentações de projetos desenvolvidos no município pelas escolas Érico Veríssimo e Tomé de Souza, pelo Grupo Academia da Saúde, grupos de Mulheres, Grupo da Melhor Idade, Grupo Feirantes e agentes Comunitários de Saúde, exposição de fotos e troca de sementes e mudas.
Laurita ressalta a importância de proporcionar espaços de discussão e reflexão sobre a qualidade da alimentação das famílias. “Quando pensamos em alimentação saudável, temos que pensar no equilíbrio dos nutrientes. Pois cada um possuí sua função no nosso organismo. E por esta razão temos que ficar atentos ao que comemos. A origem deste alimento, sua qualidade e a quantidade que ingerimos. Pois somos o que comemos”.
Foto: Valéria Pinheiro
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Soledade- Jornalista Carina Venzo Cavalheiro



