News
Qualidade da alimentação será foco de evento em Campos Borges

Cerca de 250 pessoas são esperadas na próxima sexta-feira (14/10), a partir das 9h, no Ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus, em Campos Borges, para o Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar do Alto da Serra do Botucaraí. O evento que está na terceira edição é alusivo à Semana da Alimentação e é promovido pela Emater/RS-Ascar com o apoio da Prefeitura de Campos Borges e das prefeituras dos municípios participantes, que viabilizam o transporte.

 A atividade visa proporcionar discussões sobre o tema da Segurança e Soberania Alimentar, promover uma reflexão sobre a alimentação das famílias, incentivar a busca por uma alimentação mais saudável, promovendo a saúde e o bem-estar. “Além disso, também queremos divulgar as iniciativas de sucesso na produção, consumo e comercialização de alimentos dos municípios”, ressalta o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Fernando Missio.

O extensionista destaca que é necessário promover uma reflexão sobre a alimentação para que se tenha discernimento sobre as consequências futuras de uma alimentação desequilibrada. “Também é importante discutir estratégias de valorização da produção local, de forma a garantir a segurança e a soberania alimentar das famílias, sejam elas as produtoras ou as consumidoras dos alimentos, vislumbrando a ocupação dos espaços de comercialização com oferta de produtos produzidos localmente e com qualidade”.

A programação conta com a palestra “A importância da diversificação na alimentação”, da nutricionista do município de Gramado Xavier, Kelen Azambuja, e o painel sobre Políticas Públicas Municipais, no qual serão apresentadas as experiências dos municípios de São José do Herval com o Vale Verde; Fundo Rotativo Municipal de Gramado Xavier; Vale Feira para Funcionários Públicos de Vale Verde. Além disso, haverá oficinas, momento cultural, troca de mudas e sementes crioulas, café compartilhado, entre outros.

 

A Emater/RS-Ascar atua na promoção da Segurança e Soberania Alimentar das famílias por meio do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), transferindo conhecimento e tecnologia, capacitando os produtores e suas famílias, desenvolvendo projetos em parceria com outras entidades e poder público, visando o incentivo, viabilização da produção e comercialização dos alimentos. “Levando orientação técnica e promovendo, através de eventos como esse, a reflexão sobre o tema”, completa Missio.

 

O extensionista ainda ressalta que o tema é relevante tanto para as famílias do meio rural quanto urbano. “Quando se fala em segurança e soberania alimentar este tema é de extrema importância para produtores e também para consumidores, ao passo em que quanto mais próximo o consumidor estiver do produtor, maior a tendência de que o consumidor possa acessar alimentos que ele conheça quem produz, qual a forma de produção, o tipo de manejo empregado e, com isso, sentindo segurança no consumo deste alimento. Esse consumo em cadeias curtas,  quando o consumidor adquire diretamente do produtor, traz sustentabilidade ao agricultor e qualidade de vida ao consumidor” conclui.

 

O 3º Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar do Alto da Serra do Botucaraí conta com a participação dos municípios de Alto Alegre, Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Espumoso, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Ibirapuitã, Itapuca, Mormaço, Nicolau Vergueiro, São José do Herval, Soledade, Victor Graeff e Tio Hugo.

 

Foto: Arquivo/Emater/RS-Ascar - 2° Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar do Alto da Serra do Botucaraí, realizado em outrubro de 2019 em Victor Graff.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Soledade, Jornalista Carina Venzo Cavalheiro

 



Galeria de Imagens
Destaques