News
Preocupação da população com mudanças climáticas

O mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas apontou que os danos causados pelos seres humanos são irrefutáveis, irreversíveis e levaram a um aumento de 1,07º C na temperatura do planeta. Nos últimos dias estamos vivendo um verão dentro do inverno, com temperaturas superiores a 30°C no Estado.

Conforme o geólogo, Luiz Paulo Fragomeni, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas é um instrumento da ONU para estudar as mudanças no planeta. Ele não produz estudo, mas verifica os estudos que existem a nível mundial, se eles realmente tem seriedade, confirmação e podem ser utilizados como referência. São mais de 800 cientistas envolvidos com pesquisas sobre os impactos das mudanças climáticas.

De acordo com o geólogo, o relatório aponta a existência das mudanças climáticas e serve de alerta para a população. Secas prolongadas, maiores volumes de chuvas, temporais e eventos climáticos mais intensos serão mais comuns, explica Fragomeni. Isso serve para que os governos e a população se preparem para a chegada desses eventos e adotem políticas para minimizá-los.

Fragomeni explica que são duas abordagens dentro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Uma aponta os efeitos que já são irreversíveis e não tem mais o que ser feito para mudar a situação. E a outra abordagem são atitudes que as pessoas podem adotar para diminuir os impactos no clima. De acordo com o geólogo, diversos países estão extremamente preocupados com esse cenário. A Suécia e Noruega determinaram que a partir de 2030 será proibido o comércio de automóveis que não sejam elétricos no país. A Alemanha também tem várias atitudes ousadas para buscar alternativas menos poluentes, como por exemplo gerar de energia solar e diminuir o uso do carvão.

Conforme Fragomeni, é isso que o relatório busca fazer. Ascender o alerta e incentivar os países a promover as mudanças que ainda estão ao alcance para evitar outras mudanças irreversíveis no futuro. O especialista destaca que a conscientização das pessoas está ganhando força e os consumidores já cobram das empresas que elas sejam sustentáveis e preocupadas com os impactos no meio ambiente. Isso vai contribuir para que em breve tenhamos uma consciência ambiental muito grande.

Fonte- Rádio Uirapuru

 



Galeria de Imagens
Destaques