News
Novo Salário de Trabalhadores Assalariados Rurais

Convenção Coletiva define reajuste de 8,22% para assalariados rurais na região de Soledade Na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade e Mormaço, aconteceu na manhã desta terça-feira 30/05, a reunião que discutiu a convenção coletiva de trabalho de 2023. O encontro reuniu os presidentes dos STR´s de Soledade e Mormaço, Barros Cassal, Ibirapuitã, Ernestina e Tio Hugo, juntamente com o presidente e representantes do Sindicato Rural.

A solicitação dos Trabalhadores Assalariados Rurais, era um reajuste de 11% sobre o salário da categoria e a contraproposta apresentada pelos Empregadores Rurais foi de 7,42%, após um período de discussão e proposições chegou a concordância no reajuste de 8,22% sobre o salário mínimo da categoria. José Pedro Turela, presidente do Sindicato Rural de Soledade, destacou o processo de negociação.

“Tivemos uma discussão ampla e acalorada, mas chegamos ao consenso. Os empregados rurais, muito bem representados, almejavam um aumento maior. Entretanto, precisamos considerar as circunstâncias atuais, incluindo as dificuldades na comercialização de produtos como a soja, desvalorização do gado de corte. Assim, chegamos a um reajuste médio de 8,22%”, disse Turela.

Iriete de Mello presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibirapuitã fez um apelo para que os trabalhadores rurais reconheçam a representação que possuem através dos Sindicatos. “Muitas vezes, o trabalhador rural não sabe da representação que ele tem, mas nós do sindicato trabalhamos muito para esclarecer qualquer dúvida. Temos também a nossa federação sempre pronta para nos atender. Entre em contato com os sindicatos da região, que com certeza você será muito bem assessorado”, finalizou.

O reajuste de 8,22% sobre o salário mínimo anterior da categoria, representa um aumento de R$ 130,00 por mês aos trabalhadores. Com a decisão, o salário normativo para a categoria de Trabalhador Assalariado Rural fica estabelecido no valor mínimo de R$ 1.711,00, retroativo a 1° de fevereiro de 2023 tendo vigência até 31 de janeiro de 2024. Os Trabalhadores Assalariados Rurais podem procurar os Sindicatos para ter conhecimento de todas as cláusulas que estão acordadas na convenção.

Fonte- Sindicato dos Trabalhadores Rurais Soledade/MOrmaço



Galeria de Imagens
Destaques