O plenário David Líbero Gheller, do poder legislativo de Soledade, foi palco para a solenidade de entrega do Título de Cidadão Soledadense para o catarinense Orlando Sebastião Klein de 70 anos de idade. A homenagem foi proposta pela bancada do MDB com acento na casa do povo.
O ato foi prestigiado por familiares, Prefeita Marilda Borges Corbelini, Juiz de Direito Dr. José Pedro Guimarães, presidente da Sicredi Botucaraí RS/MG Carlos Rogério Matuella, Diretor Executivo Eudes Mesacasa e Gerente de Relacionamento João Alberto de Souza, Presidente do Sindipedras Gilberto Bortoluzzi, Presidente da CDL Vanderlei Malmann, Responsável pela feira do Agronegócio Alessandro Gasparin, Presidente Sindicato dos Trabalhadores Rurais Soledade/Mormaço Atilio Paludo, Organizador da feira de pedras Sadi Bagatini, Gerente Cotrijal Ronei Raber, Responsável pela soberanas da Exposol Dilma de Oliveira da Silva, Segurança pública da Exposol e vice-prefeito Sérgio Portela da Silva, Corte da Exposol 2024 Rainha Janquiele Gomes de Oliveira e princesas Withória Freitas da Silva e Marina Taborda, responsável pelos shows Vinícius Moreira e esposa Dra. Juliana Werberich, funcionários da Aprosol (Vanda, Sabrina e Cris), Ex-prefeitos Paulo Ricardo Cattaneo e Gelson Renato Cainelli, Secretário Executivo da Avasb Jacques Moraes, Funcionários do Legislativo, Imprensa e Comunidade em Geral.
Este é um reconhecimento ao trabalho prestado por Orlando a frente da Aprosol, com a organização e realização da Exposol e desde sua chegada a Soledade onde contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade e região.
Cada partido com acento no legislativo teve direito a uma manifestação, sendo que usaram da palavra os vereadores: Miguel Adones de Campos (MDB), Renato Berté (PSDB), Eli de Macedo Arruda (PSB), Récio Cappelari (Progressistas) e Gustavo Luis Baldissera.
A prefeita municipal, também ocupou da tribuna para transmitir sua mensagem ao homenageado.
Ao se manifestar Orlando se mostrou muito feliz pela distinção, destacando que as homenagens em vida são as que valem. Por fim agradeceu a excelente acolhida na capital Capital das Pedras Preciosas.
Por fim o presidente da Câmara de Vereadores Edivaldo da Silva dos Santos, lembrou do excelente coração do homenageado e a dedicação deste na organização da Exposol. Agradeceu a presença de todos na Sessão Solene e encerrou a mesma.
CURRICULUM DO HOMENAGEADO
Orlando Sebastião Klein nasceu em São Carlos, Santa Catarina, no dia 10 de outubro de 1952. Filho de Arlindo Valentin Klein e Julieta Klein, descendentes de alemães, ele cresceu valorizando o poder do trabalho duro e a importância da dedicação, traços herdados de sua família.
Formado em Ciências Econômicas e fluente em inglês e alemão, Orlando iniciou sua carreira no setor de pedras preciosas em 1973, inicialmente como contador e, posteriormente, tornando-se sócio da empresa. Desde 1981, viajou internacionalmente em busca de mercados para a indústria pedrista. Atualmente, é proprietário da IMPEXSUL, uma agência de Negócios Internacionais.
A contribuição de Orlando para a sociedade vai além de sua carreira comercial. Em Iraí, Rio Grande do Sul, foi presidente do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora durante seis anos, papel que o levou a participar ativamente da política local como vice-prefeito de 1989 a 1992.
Em Soledade, suas realizações são ainda mais marcantes. Ocupou a presidência do SINDIPEDRAS/RS durante as gestões de 1990-1993, 1996-2001, período no qual a Exposol foi criada. Também assumiu a vice-presidência do SINDIPEDRAS/RS de 2004 a 2007. Além disso, entre 1993 e 1995, foi Presidente da ACIS, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Soledade.
Orlando se destacou como Coordenador da Feira Internacional de Gemas e Minerais de 2000 a 2002, e mais tarde, como Gestor Geral da APROSOL - Associação Pró Desenvolvimento de Soledade, e Coordenador Geral do Exposol, nas gestões de 2005 a 2012 e 2022-2023.
Orlando também foi uma das pessoas que teve um papel importante na criação do Centro Tecnológico do Setor Pedrista, juntamente com seu amigo Ivanir Pedro Lodi, e demais forças da nossa comunidade. Este projeto, um marco para o setor, trouxe qualificação e inovação para Soledade. Além disso, foi fundamental no encaminhamento do projeto do Museu de Pedras Preciosas e Mineralogia, uma iniciativa financiada por meio de emendas e recursos.
Em sua trajetória, também fez parte do Grande Conselho do Hospital de Caridade Frei Clemente e foi membro do Conselho Fiscal da FIERGS nas gestões de 2009-2011 e 2012-2014, representando o Sindipedras.
Fora suas atividades profissionais e comunitárias, Orlando é um dedicado chefe de família, com seis filhos, Flávio Renato, Leila Cristina, Jonas Gabriel, Tobias, Thales e Tiago, e um enteado, Thomaz. É um avô orgulhoso de quatro netos, Leonardo, Laura, Manuela e Valentim.
Orlando tem muitas virtudes, mas duas delas merecem destaque. Ele é um líder nato, principalmente por conseguir liderar e unir voluntários, entidades representativas do município e poder público, bem como uma pessoa que tem uma grande facilidade com números, especialmente aos ligados ao setor administrativo-financeiro.