News
LANÇAMENTO DO PROGRAMA “VIVER BEM, VIVER EM SOLEDADE”

Integrando as comemorações da Semana da Pátria, a Administração Municipal de Soledade lançou o programa “Viver Bem, Viver em Soledade”, cuja materialização ocorre pela prática intersetorial das secretarias e departamentos que integram o serviço público do município.

O programa leva em consideração o direito à Cidade Educadora, o compromisso da cidade e o serviço integral das pessoas, princípios que integram a Carta das Cidades Educadoras, os preceitos da gestão democrática e as propostas do plano de governo municipal, que após o período de eleição tem como objetivo promover o desenvolvimento social dos sujeitos do território, tendo como premissa a participação de todos para constituir um projeto de cidade.

O trabalho intersetorial entre as secretarias e departamentos fica sob responsabilidade do GD (Grupo Dinamizador), composto pela prefeita Marilda Borges Corbelini, o vice-prefeito Sergio Portela da Silva, o chefe de gabinete José Carlos Hilário e a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Àdria Brum de Azambuja. Durante a solenidade de lançamento, também foram lançados três projetos que já estão inclusos no programa, sendo:

Projeto “Viva a Cidade”, que vai desenvolver ações para a área urbana do município através das secretarias de Administração e Fazenda, bem como os departamentos de Trânsito, Meio Ambiente, Cultura e Apoio Técnico. “A nossa proposta neste projeto é englobar a parte urbana de mobilidade, acessibilidade, a questão das vias, e também os parques, praças e espaços públicos de lazer”, explicou Giovani Bettio, responsável pelo setor de Apoio Técnico.

Projeto “Desenvolvimento Integrado do Território Rural”, que visa desenvolver iniciativas para a área rural do município por meio das secretarias de Agricultura, Obras, Saúde e Indústria, Comércio, Serviços e Turismo. “Esse projeto é um desafio que temos a fazer para construir uma grande Soledade, para podemos viver bem. Para isso, já elencamos algumas prioridades, como a Feira do Produtor e a água, principalmente nas comunidades do interior, além de outros assuntos a fim de que consigamos ofertar um grande futuro para os munícipes”, destacou o secretário de Agricultura, Elmar Aguirre.

Projeto “Currículo, Aprendizagem e Território”, será desenvolvido por meio das secretarias de Educação, Cultura e Desporto, Obras, Assistência Social, Agricultura, departamento de Trânsito e PROMUATI. “Falar desse projeto significa dizer que após esse período de pandemia, em que os alunos ficaram mais afastados da escola física, vai demandar de uma aprendizagem na cidade, com a cidade e para a cidade. Por isso se chama Currículo, Aprendizagem, e Território, porque o território é educador e as crianças precisam estar em relação com ele, para que possa se colocar como um espaço multicultural que educa e transforma”, mencionou a secretária Àdria Azambuja.

Ao falar sobre o programa, a prefeita Marilda afirmou que ele tem como objetivo colocar as pessoas como prioridade, a fim de que possam viver bem em Soledade. “Quando pensamos em gestão intersetorial, essa é uma decisão política, de governo, onde as pessoas são a centralidade do nosso trabalho. Nós temos por vocação escutar as comunidades e bairros, seja no interior ou na cidade, fazendo um trabalho para que realmente possamos continuar trilhando o caminho certo. Por isso, queremos continuar fazendo uma gestão através do ouvir, compartilhar e principalmente colocando as pessoas na centralidade de nossas ações”, pontuou a gestora.

O programa “Viver Bem, Viver em Soledade” vai abranger inúmeros projetos municipais, os quais ainda estão passando por fase de formulação e desenvolvimento.

Contribuição: Keilly Camargo

Fonte- Facebook Prefeitura Soledade



Galeria de Imagens
Destaques