Maria Eduarda Brechane, natural de Rio Grande RS foi eleita a Miss Brasil 2023 em uma emocionante final realizada em São Paulo. A jovem de 19 anos superou outras 26 candidatas e conquistou a coroa, garantindo o direito de representar o país no Miss Universo, que será realizado em dezembro, em El Salvador. Além do título, Maria Eduarda também recebeu um prêmio de R$ 50 mil.
A competição deste ano foi marcada pela participação de mulheres casadas e com filhos, algo inédito no concurso. Três mães estiveram entre as competidoras, demonstrando a diversidade das candidatas.
Maria Eduarda se destacou na competição ao responder questões sobre educação e combate ao ódio nas redes sociais. A estudante de jornalismo, que foi escolhida por unanimidade para representar o Rio Grande do Sul, dedicou-se não apenas aos preparativos para o concurso, mas também a trabalhos filantrópicos junto à comunidade surda. Sua campanha, intitulada “Maria Brasileira”, busca representar todas as mulheres do Brasil.
A coroação da nova Miss Brasil foi realizada por Mia Mamede, vencedora do título em 2022. A coroa de luxo, assinada pelo joalheiro Miguel Alcade, recebeu o nome de “Iêda” em homenagem a Ieda Maria Vargas, a primeira brasileira a conquistar o Miss Universo há 60 anos. A coroa possui mais de três mil pedras e seis topázios, representando cada década do reinado de Ieda.
A eleição de Maria Eduarda Brechane como Miss Brasil 2023 representa mais uma conquista para o estado do Rio Grande do Sul, que agora acumula 15 coroas no Miss Universo Brasil. Agora, os olhares se voltam para o Miss Universo, onde a jovem gaúcha terá a oportunidade de representar o país e buscar o título internacional.