Com o ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus lotado, foi realizado em Campos Borges, o 3º Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar do Alto da Serra do Botucaraí. O evento, alusivo à Semana da Alimentação, teve por objetivo proporcionar discussões sobre o tema da Segurança e Soberania Alimentar, promover uma reflexão sobre a alimentação das famílias, incentivar a busca por uma alimentação mais saudável, promovendo a saúde e o bem-estar. Além de divulgar as iniciativas de sucesso na produção, consumo e comercialização de alimentos nos municípios participantes.
A programação iniciou com a palestra da nutricionista Kelen Azambuja, que falou sobre nutrição consciente. “Tudo o que ingerimos para nos nutrirmos, tudo o que levamos para dentro de nós interfere no nosso jeito de ser, na nossa saúde e no nosso bem-estar. A nutrição consciente pode ser organizada, tendo em casa os produtos necessários para me nutrir, preferencialmente produtos naturais, e isso traz um outro viver. E, principalmente, estando atentos às emoções, às sensações do dia a dia: eu estou comendo porque eu estou com fome ou por outro motivo?!. É despertar nas pessoas a descobrir a causa do problema e não apenas medicar. É saber porquê isso acontece. Quando prestamos atenção no modo de viver isso modifica toda a nossa dieta e a estrutura energética da nossas células e a gente passa a estar bem nutridos. Temos que nos aceitar como somos e cuidar de nós”, ressaltou.
Em seguida aconteceu o painel sobre Políticas Públicas Municipais, no qual foram apresentadas as experiências dos municípios de São José do Herval com o Vale Verde e Vale Feira para Funcionários Públicos do município de Vale Verde, em que são disponibilizados valores para a compra de produtos da agricultura familiar. O painel contou com a participação do funcionário público municipal de Vale Verde Luiz Carlos da Silva, e Rafael Araldi, técnico agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura de São José do Herval, além dos extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar João Antônio Leal da Silva e Laurita Zanotelli Scalco.
A agricultora Rosane Fátima Chemin, do município de Boqueirão do Leão, participou do evento e destacou as iniciativas apresentadas durante o painel. “Vim porque esse é um evento da agricultura familiar e a gente vive essa realidade. Eu fiquei muito feliz ao chegar aqui e ver os depoimentos dessas políticas públicas criadas dentro dos municípios e que não vem de cima para baixo. É a comunidade que está desenvolvendo e se adaptando. E que bom que tem entidades como a Emater e as secretarias municipais, que nos valorizam e nos fortalecem dentro das nossas comunidades, fazendo com que a gente viva no nosso interior e com qualidade de vida”.
A programação também contou com uma oficina sobre alimentação saudável, momento cultural e troca de mudas e sementes crioulas. “Sentimos dos participantes que eles acham o tema relevante e que as informações trazidas são úteis para o dia a dia, tanto nas suas casas quantos nas atividades profissionais e que o resultado irá se replicar nos municípios participantes, onde as pessoas que participaram irão levar essas informações para outras pessoas e multiplicar esse conhecimento”, avalia o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Fernando Missio.
A gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar, Adrieli Gerevini, destacou que “esse momento é muito importante e foi construído com muito carinho. Estamos aqui hoje falando sobre segurança e soberania alimentar, que é mais do que uma necessidade básica, é um ato de amor, de fé e de esperança. As famílias rurais, além de garantir o alimento e o sustento das suas famílias, também ajudam a alimentar o mundo, a alimentar outras famílias que não produzem alimentos”, frisou..
O 3º Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar do Alto da Serra do Botucaraí foi promovido pela Emater/RS-Ascar, com o apoio da Prefeitura de Campos Borges, Cotriel, Sicredi, SC Cereais e CBnet. Participaram da atividade pessoas dos municípios de Alto Alegre, Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Espumoso, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Ibirapuitã, Itapuca, Mormaço, Nicolau Vergueiro, São José do Herval, Soledade, Victor Graeff e Tio Hugo.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Soledade
Jornalista Carina Venzo Cavalheiro



