News
Formalizada a criação da União Brasil, resultado da fusão entre PSL e DEM

PSL e Democratas oficializaram a fusão dos partidos nesta quarta-feira, em Brasília, durante a primeira convenção nacional do novo partido que se chamará União Brasil e vai utilizar o número 44.

O PSL já havia aprovado a fusão no dia 28 de setembro e o DEM realizou encontro nesta quarta-feira, antes da convenção, também aprovando a união. O ministro do trabalho, gaúcho Onyx Lorenzoni foi o único contra a fusão e pediu para que seu voto constasse da ata da reunião. A contrariedade de Onyx vem do fato de que o PSL, partido pelo qual Bolsonaro se elegeu, rompeu com o presidente.

Onys tentou incluir na ata o apoio do partido a reeleição de Bolsonaro ou a liberação de aliança a candidato que não seja apoiado oficialmente pelo partido, o que foi rejeitado.

O União Brasil quer ser um partido de oposição ao governo e pretende ter candidato próprio à Presidência da República em 2022, tendo alguns nomes como o ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta e o atual presidente do Senado Rodrigo Pacheco.

O novo partido nasce grande:  com 81 deputados federais, 16 senadores, o maior fundo eleitoral (R$ 320 milhões) e fundo partidário (R$ 138 milhões), além de garantir o maior tempo de rádio e TV na campanha eleitoral.

O partido será presidido por Luciano Bivar e terá como secretário executivo ACM Neto. O Tribunal Superior Eleitoral vai analisar a criação do novo partido.

 

 

 



Galeria de Imagens
Destaques