Um novo golpe aplicado via aplicativo de celular tem feito vítimas na região. A cobrança de aluguel ou pedido de dinheiro emprestado são algumas das formas que o estelionatário aborda as pessoas através de mensagem. São utilizados diversos números com DDD 55 para contato e uma conta bancária é repassada para depósito.
Moradores da região se manifestaram em rede social sobre a tentativa do golpe. Um morador da Linha Pessegueiro em Seberi, recebeu a mensagem de um número desconhecido através do Whatsapp:
– Bom dia queria saber se você vai estar depositando o dinheiro essa semana?
– Bom dia
– O que seria?
– Oi é sobre o dinheiro do aluguel e pq troquei de número queria saber se você vai estar passando essa semana
– Só na outra semana
Como a possível vítima não mora de aluguel, logo percebeu se tratar de um golpe e alertou a comunidade local.
O golpista manda mensagem às vítimas e pergunta se a pessoa conseguiria depositar o valor do aluguel. Por ser um número desconhecido, é questionado quem é e simplesmente o criminoso responde que trocou de número, mas esqueceu de avisar. Para se safar de algumas situações, como por exemplo, quando o criminoso envia a mensagem para alguém que não mora de aluguel, ao ser questionado sobre, o golpista pede desculpas e diz que enviou para a pessoa errada. Em alguns casos, o número do proprietário é clonado para que o inquilino não perceba se tratar de um golpe.
Outra forma do criminoso aplicar o golpe é apenas perguntar se teria como emprestar certa quantia em dinheiro, alegando ser algum familiar ou amigo. Devido a inocência de algumas pessoas, o estelionatário consegue aplicar o golpe com sucesso.
Mesmo as vítimas tendo consciência que se trata de um golpe ou uma tentativa, muitos não procuram a Polícia Civil para registrar a ocorrência, o que impossibilita uma investigação.
O aplicativo de mensagens WhatsApp tem sido usado por estelionatários para aplicar golpes no Rio Grande do Sul. O alerta da Polícia Civil é para que todos tenham cuidado ao receber alguma ligação, mensagem e principalmente quando pedirem dinheiro por Whatsapp. Em caso de inquilinos, antes de qualquer ação, é orientado entrar em contato com a pessoa responsável ou proprietário do imóvel. Estas informações precisam ser confirmadas para evitar transtornos e mais vítimas desse golpe. A Polícia solicita também que as pessoas que tenham sido vítimas de qualquer golpe, procurem a delegacia mais próxima e registrem a ocorrência, pois à partir dessas informações irão conseguir evidências para investigar os casos e tentar chegar até os criminosos.
Fonte- Portal In Foco RS



