As convenções partidárias irão definir as candidaturas para prefeito, vice e vereadores entre os dias 20 julho e 5 de agosto. No município de Soledade, o primeiro a realizar esta definição será o MDB, que hoje está a frente do governo municipal. O encontro está marcado para este dia 20, e é cercado de muita expectativa, pois o partido tem duas candidaturas para prefeito, a da atual administradora Marilda Corbelini e do ex-prefeito Paulo Cattaneo. Até então o que já foi divulgado é que existe um acerto com os Progressistas para que indiquem o vice, na chapa encabeçada pelo MDB. Internamente se discute muito para que o partido não saia da convenção dividido, o que é pouco provável dado o tom que ganhou a disputa por parte de alguns mais exaltados. Porém, a democracia é que deverá prevalecer, pois caberá aos integrantes do diretório fazer a escolha de quem irá ser o candidato emedebista no pleito de 6 de outubro.
Enquanto isso, alguns partidos esperam a definição do MDB para a tomada de decisão em suas convenções que ocorrem logo ali.
Outras agremiações partidárias já definidas, esperam apenas a homologação do que já é conhecido pela comunidade, como candidaturas e apoio, em suas convenções.