A Coagrisol Cooperativa Agroindustrial, no dia em que completou 52 anos de fundação, reuniu diretores e imprensa no seu auditório para um café integração, onde dados da Cooperativa foram apresentados por segmento, quando questionamentos e dúvidas puderam ser tiradas pela imprensa.
ADEMIR DE QUADROS – Diretor de Negócios
Apresentou dados de recebimento de grãos, que chegou à 5 milhões 840 mil de sacas, destacando a valorização histórica dos preços da soja, milho e trigo. Segundo o diretor a área de trigo plantada em relação a 2020 é 50% superior. Inclusive a cooperativa abriu o contrato futuro de trigo à R$ 80,00 a saca para pagamento em 15 de dezembro.
Ao falar sobre os insumos Ademir, destacou que em 2021 ocorreu um aumento de preços, e alertou sobre a falta de matéria prima, que gerou um atraso na entrega de fertilizantes. A recomendação é que os produtores comprem o quanto antes para não correr risco na hora em que precisar.
Outra informação é que a cooperativa passou de 80 para 1.000 sacas, os pagamentos diários de sacas de produtos, e isso faz uma grande diferença para o produtor.
Quanto a infraestrutura para recebimento da produção, a Coagrisol está preparada com grande capacidade e pessoal qualificado para um excelente trabalho.
CYNTHIA GRADASCHI CORRÊA – Diretora de Varejo
Destacou em sua manifestação a bacia leiteira que possui 104 produtores que entregam para a Coagrisol/CCGL. Destacando a formatura da 4ª turma do Leitec, curso que o Senar ministra sem custos aos produtores. Lembrou ainda que a Coagrisol tem 30 produtores fazendo o curso ATEG- Assistência Técnica Gerencial. Comunicou ainda a retomada das palestras, onde e mostrado as diferenças de o produtor entregar o leite na cooperativa.
No que se refere a intercooperação com a Cotrijal a área de produção e nutrição animal já recebeu o reforço de profissionais de Não-Me-Toque, e que já estão visitando os agricultores, é mais gente capacitada no campo.
Lembrou das inaugurações das lojas realizadas e que até o final do ano Tunas e Fontoura Xavier irão ser contemplados com remodelações em seus ambientes.
Por fim informou que ainda em outubro ocorrerá o lançamento do e-commerce do supermercado em Soledade. Serão inicialmente 5 mil itens a disposição dos consumidores on line. Também em breve será apresentado o APP de inteligência, que oferecerá descontos e vantagens para o cliente.
PAULO RÉGIS CORRÊA- Diretor Administrativo e Financeiro
Ao falar aos presentes disse que tudo o que a cooperativa está fazendo é fruto de planejamento, é um modelo de governança. Sobre a parceria com a Cotrijal essa irá com certeza possibilitar um incremento no faturamento. Informou que no mês de agosto o faturamento da Coagrisol superou um bilhão de reais. Fez ainda menção aos seguintes assuntos:
Seguro agrícola que veio para ficar; TRR Coagrisol onde o indispensável é a produção e logística; Infraestrutura remodelada em todas as unidades; capacitação de pessoas; tecnologia da informação.
Por fim, sobre a industrialização, disse que agregar valor é pensamento, e esse contribui com o fortalecimento da produção. Destacou o que já acontece com a bacia leiteira.
LUÍS CARLOS MACHADO- Vice-presidente
Ao transmitir sua mensagem aos presentes, disse ter chegado a pouco mais de um ano e num período muito difícil, onde a pandemia obrigou a um trabalho mais interno, onde mesmo assim se buscou o crescimento. Mesmo assim revelou estar feliz junto a produtores, colaboradores e comunidade. O desejo era comemorar os 52 anos diferente, mas é preciso respeitar e se adequar ao momento. Agradeceu a todos que no passar dos anos fizeram sua parte pela Coagrisol.
JOSÉ LUIZ LEITE DOS SANTOS- Presidente
Ao se dirigir a imprensa mostrou sua felicidade em rever os amigos que representam um marco importante nestes 52 anos da Coagrisol. A pandemia nos afastou, mas acreditamos na retomada e na volta da normalidade em breve. Lembrou que no ano que completou 50 anos ocorreu uma estiagem e na sequência veio a pandemia. Para este ano de 2021, acreditamos que teremos o maior faturamento da Coagrisol. Sobre a aliança de cooperação com a Cotrijal, seremos uma das 10 maiores cooperativas do Brasil. Sobre o processo de industrialização disse que em curto período teremos isso na área de esmagamento, pois a cadeia completa faz toda a diferença. Por fim o presidente anunciou a aquisição da unidade de recebimento da Camera de Rio Pardo, onde a Coagrisol alugava desde o ano de 2017. O investimento é de 10 milhões de reais.



