News
Dia Mundial da Amamentação: leite materno é crucial no desenvolvimento saudável dos bebês

Hoje dia 1º de agosto, é comemorado o Dia Mundial da Amamentação, uma data que ressalta a importância da amamentação para a saúde e bem-estar dos bebês, bem como o fortalecimento dos laços afetivos entre mães e filhos. Nesta ocasião, busca-se compreender os inúmeros benefícios do aleitamento materno e os nutrientes essenciais que proporciona.

Em entrevista na Uirapuru, a nutricionista Debora Grando Merlo, declarou que o leite materno é um alimento rico em nutrientes, vitaminas e anticorpos, que desempenham um papel crucial no desenvolvimento saudável dos recém-nascidos. É cientificamente comprovado que a amamentação oferece uma série de benefícios tanto para o bebê quanto para a mãe.

O leite materno é uma fonte completa de nutrientes, fornecendo tudo o que o bebê precisa para seu crescimento e desenvolvimento adequados. Ele contém proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais essenciais para o bebê.

Debora afirma que o leite materno é como se fosse a primeira vacina do bebê, porque através dele a criança estará garantindo imunidade suficiente para crescer de forma saudável e nutritiva, sem falar que é o primeiro laço de amor, confiança e afeto entre mãe e filho. Dentre os inúmeros nutrientes que a amamentação proporciona, estão o potácio, magnésio e vitaminas B12, A e E.

A nutricionista lembra que muitas pessoas tem dúvidas sobre o tempo correto de amamentação, mas que isso varia de mãe para mãe. De acordo com Debora, algumas mulheres não tem produção de leite considerável e nessas ocasiões são incluídas fórmulas junto, através de orientações de pediatra. Para as que tem grande produção de leite, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que até os seis meses a criança se alimente exclusivamente de leite materno.

Para ter uma demanda de leite, a nutricionista lembra que a mãe deve ter boa alimentação, comer frutas, verduras, carnes magras, arroz e feijão. Além disso, consumir muito líquido, como água e chás. De qualquer forma, Debora ressalta que o aleitamento materno tem extrema importância, já que através dele a criança gera anticorpos e cresce saudavelmente, com imunidade forte.

Fonte- Rádio Uirapuru

Foto- Internet

 



Galeria de Imagens
Destaques