“A cooperativa que não trabalha com seus associados, que não os desenvolve não é uma boa cooperativa”. Essa frase do vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, orientou a conversa durante a visita de representantes da Cooperativa Vinícola Aurora, na sexta-feira (23/06). A comitiva da coirmã de Bento Gonçalves viajou até Não-Me-Toque para conhecer mais sobre o programa Mais Elas, desenvolvido pela Cotrijal desde 2022.
“É uma honra para nós receber uma cooperativa como a Vinícola Aurora. E saber que o nosso programa Mais Elas, com menos de um ano de existência, já alcançou diferentes lugares e é tido como referência é algo animador e nos motiva a seguir desenvolvendo ainda mais ações junto as mulheres do nosso quadro social”, afirmou Schroeder.
O programa Mais Elas foi lançado pela Cotrijal em outubro de 2022 com o objetivo de promover capacitações e incentivos para potencializar a participação feminina no cooperativismo e no agronegócio. O programa é desenvolvido nos 53 municípios da área de atuação da Cotrijal e conta com a participação de mais de 320 mulheres.
Em 2023, a iniciativa está desenvolvendo atividades de formação para as participantes, em parceria com a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), abordando temas como cooperativismo e gestão rural.
“A Cotrijal é referência. Conhecemos o programa por meio da Escoop, enquanto estávamos estudando as cooperativas gaúchas que desenvolvem projetos para as mulheres. O que nos chamou a atenção é a estruturação do programa e o apoio que ele recebe do conselho de administração da Cotrijal e das unidades”, explicou a analista de desenvolvimento do cooperado da Vinícola Aurora, Jessyca Bolzan.
Durante a visita, a coordenadora de desenvolvimento cooperativista da Cotrijal, Patrícia Rosin, contou como foi organizada a proposta do programa e a definição dos temas que seriam abordados nos espaços de capacitação. As integrantes do programa Mais Elas, Agueda Kunz e Lisiane Weber compartilharam suas experiências como mulheres rurais e comentaram sobre a importância do programa para elas.
“A integração entre cooperativas é muito importante pois possibilita que elas aprendam entre si. No nosso caso, viemos até a Cotrijal para aprender o que eles tem feito para as mulheres, para que a gente possa aplicar na nossa cooperativa também. É nessas parcerias que a gente pode crescer junto, afinal somos uma família de cooperativas, somos irmãs”, comentou o vice-presidente do conselho de administração da Vinícola Aurora, Celito Bortoli.
A Vinícola Aurora é a maior cooperativa de vinhos do Brasil, presente em 11 municípios e com mais de mil associados. A instituição trabalha com 60 variedades de uvas, contando com mais de 200 itens no portfólio e exportando seus produtos para 18 países.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal