Os cuidados com as terneiras em seus primeiros meses de vida podem influenciar na evolução da saúde do animal e, consequentemente, na capacidade produtiva ao atingir a fase adulta. Com o objetivo de levar orientações de qualidade para os produtores de leite, o Departamento Veterinário da Cotrijal criou o evento Terneira Real.
A ação tem como foco disseminar os cuidados com as terneiras, desde a fase neonatal até o processo de recria. A primeira edição foi realizada na quarta-feira (3), no distrito de Igrejinha, localizado na cidade de Coqueiros do Sul. Cerca de 100 produtores de diversos municípios da área de atuação da Cotrijal e de outras localidades participaram do dia de campo.
A proposta do Terneira Real surgiu diante da necessidade observada pelo quadro técnico da cooperativa, de que os produtores precisavam mais informações para realizar um melhor manejo de terneiras e novilhas.
“Muitas vezes o produtor foca mais na vaca que está produzindo, e acaba não prestando a atenção ideal nas terneiras. Entretanto, é essa categoria que no futuro vai produzir o leite. Então é preciso aplicar os cuidados corretos desde os primeiros momentos de vida do animal para que ela se torne uma vaca saudável e rentável para o produtor. Por isso criamos o Terneira Real, para reforçar a importância desses cuidados e compartilhar orientações quanto a forma de realizá-los” explica Valdoir Cavalheiro, veterinário na Unidade Cotrijal em Igrejinha.
Os participantes puderam conferir três palestras com os temas: Cuidados essenciais do nascimento ao desmame; Custo de recria: qual o impacto no seu negócio?; e Atualizações sobre vacinação obrigatória e testes de certificação em terneiras e novilhas.
“O evento é importante para quem trabalha com a cadeia do leite pela tecnicização da produção. Quem quer se manter na propriedade precisa se capacitar e melhorar os cuidados com as suas criações das terneiras, pois são elas que serão nossas futuras produtoras. E com as atualizações técnicas conseguimos fortalecer os produtores de leite para que eles sigam na atividade”, comenta Adriana Favareto, produtora da Vila Lângaro, que participou do evento com o marido, Paulo Tognon.
Na ocasião os produtores conheceram a estrutura e as práticas de manejo aplicadas na Fazenda New Milk, case sobre a divisão de lotes na recria e local onde foi realizado o evento. “É muito bom ver os produtores reunidos aqui na nossa propriedade para aprender mais. Gostamos muito de receber esse evento da Cotrijal e esperamos que ele aconteça em outras propriedades também”, finaliza Hiomar Neuberger, associado da Cotrijal e produtor de leite.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal