O Conselho Regional de Desenvolvimento do Alto da Serra do Botucaraí (COREDE), realizou nesta segunda-feira, a assembleia de lançamento da Consulta Popular 2022/2023. O encontro foi na sala 212, na UPF em Soledade. O jornalista Paulo Borges do Corede ao recepcionar os participantes vindos de diversos municípios da região, destacou a importância desse processo que existe desde o ano de 1.998, sendo uma política de Estado.
O evento contou com a presença de representantes da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Governo do Estado. Bruna Bloss, fez a explanação de como ocorrerá o processo neste ano, quando serão disponibilizados 55 milhões de reais, com distribuição aos 28 Coredes de forma igualitária de 80% dos recursos, sendo o restante do valor definido pela participação dos eleitores, com 1 milhão para o primeiro colocado e mais 8 valores de 500 mil para os classificados de 2º à 9º lugares.
Para o presidente do Corede Botucaraí, Professor Dr. Idioney de Oliveira Vieira, a região será contemplada com R$ 1.857.142,86, chamando a atenção da importância da participação, pois podemos ser contemplados com mais um milhão ou quinhentos mil dependendo se estivermos entre os 9 mais votados. Outra informação destacada pelo presidente Dr. Idioney, foi que os recursos daqueles projetos que não forem entregues até a data limite eles ficaram a disposição do Corede para outro projeto que será definido pela entidade. Antes esses valores eram perdidos pela região.
Da mesma forma que em 2021, a primeira etapa da consulta popular será realizada de maneira digital através do aplicativo Colab. O cidadão, após realizar o seu cadastro no aplicativo, lançará sua proposta, em forma de postagem, com descrição da ideia justificando sua importância para a região podendo utilizar-se de foto para melhor ilustração.
A proposta com o maior número de “curtidas/apoio” de cada região deverá ser, desde que de acordo com critérios técnicos, submetida diretamente à cédula de votação do respectivo COREDE. O período de envio das propostas será das 7h do dia 20/07/2022 às 23h59min do dia 10/09/2022.
• A votação das ideias, com a finalidade de inclusão dos projetos no orçamento do Estado do exercício de 2023, também será realizada via aplicativo COLAB e no site https://www.consultapopular.rs.gov.br, das 7h do dia 14 de novembro às 23h59min do dia 23 de novembro de 2022.
Serão disponibilizadas as seguintes categorias para envio das propostas: Agricultura; Turismo; Direitos Humanos e Assistência Social; Meio Ambiente; Cultura; Obras e Habitação; Transportes; Esporte e Lazer; Desenvolvimento Econômico; Inovação, Ciência e Tecnologia, e Trabalho e Renda. As propostas publicadas no aplicativo estarão disponíveis para interação com “curtidas/apoio” e “comentários”.
A assembleia do Corede Botucaraí nesta segunda, já decidiu que teremos 5 demandas na cédula de votação, sendo que destas 3 serão eleitas; o limite de categorias serão 5 das 11 existentes; e as assembleias serão microrregionais a exemplo de anos anteriores.
Para ter acesso ao ambiente de votação o cidadão precisará informar o número do seu título de eleitor, o CPF e a data de nascimento e, ainda telefone e/ou e-mail caso o cidadão opte por receber informações do processo da Consulta Popular. O voto é pessoal e intransferível.
A população votará na Consulta Popular de 2022/2023 de 14 à 23 de novembro.



