A vacinação contra a covid-19 segue avançando em todo o Brasil. Desse modo, é comum que comece a ser exigido o comprovante de vacinação para as pessoas. Bares, restaurantes, casas de eventos, entre outros já estão solicitando que os clientes comprovem a imunização contra a covid-19 para frequentar os ambientes. Isso deve se tornar cada vez mais frequente, conforme a vacinação vai avançando. No entanto, nem sempre as pessoas andam com a carteirinha de vacinação no bolso e podem precisar comprovar a imunização e não ter em mãos.
Para facilitar o monitoramento da vacinação no País, o Ministério da Saúde está incentivando a população a baixar o Conecte SUS, um aplicativo que registra a trajetória de quem busca atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
No app é disponibilizada a Carteira Nacional Digital de Vacinação, ferramenta que permite que usuários e profissionais de saúde façam um acompanhamento da imunização.
O cidadão cadastrado, assim que receber a vacina, terá a dose registrada no aplicativo. Será possível consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada.
A partir daí, o cidadão e o profissional de saúde também saberão o dia exato de aplicação de uma possível segunda dose.
Esse mapeamento também vai evitar que uma pessoa tome doses de laboratórios diferentes.
IMPORTANTE> O Ministério da Saúde esclarece que não é obrigatório ser usuário do Conecte SUS para ser vacinado. Caso você não tenha o aplicativo, é só levar ao posto de saúde um documento de identificação com número do CPF, na hora em que você for convocado para tomar a dose, de acordo com os grupos prioritários.
No local, também poderá ser feito o cadastro na base de dados do Ministério da Saúde, caso seja necessário.
A plataforma do Governo Federal é uma alternativa para quem precisa comprovar que está vacinado, mas não tem acesso ao comprovante em papel. O documento é exigido para fazer viagens internacionais e até mesmo para alguns compromissos sociais.



