News
Capacitação gratuita encaminha jovens para vagas de emprego

Estudantes entre 17 e 22 anos de idade que estão concluindo ou que já terminaram o Ensino Médio, em escolas da rede pública de ensino, poderão se inscrever, até 14 abril, no processo seletivo dos cursos gratuitos da Plataforma PROA. As formações são ofertadas por meio de parceria da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) com o Instituto PROA.

Para se inscrever, basta acessar o endereço eletrônico www.trabalho.rs.gov.br/capacitacao-para-jovens e responder a um teste básico de Língua Portuguesa, Matemática e Análise de Perfil. Se aprovado, o candidato segue para a etapa de matrícula nos cursos on-line gratuitos.

A capacitação terá início em 27 de maio, com carga horária de 100 horas, sendo dividida em quatro módulos: Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Essas temáticas buscam preparar os jovens para definir suas metas profissionais e, consequentemente, apresentar bom desempenho nas entrevistas de emprego.

Após a conclusão dos quatro módulos, os estudantes podem optar por uma capacitação com uma trilha técnica específica. São oito carreiras à escolha, patrocinadas por grandes organizações, com 50 horas de preparação para cada: Administração (P&G), Logística (P&G), Excel e Power BI (Microsoft), Varejo (Fundação Casas Bahia), UX Design (Accenture), Promoção e Marcas (BRF), Educação Financeira (Bloomberg + Dahlia Capital) e Atendimento a Clientes (IMFG + Grupo BMG).

Terminada a trilha específica, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego com as empresas parceiras.

Somente em 2023, foram 1.991 jovens matriculados nos cursos da Plataforma PROA no Rio Grande do Sul. Destes, 465 foram empregados (23,4%).

Serviço – Cursos Plataforma PROA

O quê: processo seletivo para os cursos gratuitos da Plataforma PROA
Inscrições: até 14 de abril, pelo site www.trabalho.rs.gov.br/capacitacao-para-jovens
Início das aulas: 27 de maio
Requisitos: ter entre 17 e 22 anos de idade, morar no Rio Grande do Sul e estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio em escola pública.

Texto: Raul Fernandes/Ascom STDP
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

 



Galeria de Imagens
Destaques