O Poder Legislativo de Soledade que tem na presidência o vereador Edivaldo da Silva dos Santos (MDB), realizou na noite desta quarta-feira, 14 de junho de 2023, audiência pública para tratar das obras de duplicação da BR 386, perímetro urbano de Soledade. A proposição para esse ato foi do vereador Adão Dorli dos Santos (Progressistas). Foram várias manifestações de lideranças, empresários e a comunidade em geral. Todas mostraram a grande preocupação com o que está sendo previsto no projeto de obras a serem executadas já a partir do mês de setembro deste ano, no trecho compreendido entre Soledade a Fontoura Xavier, km 243 ao km 269. O que ficou claro é que será necessário mudanças visando facilitar os acessos a cidade e as vilas Bom Jesus e Primavera no bairro Botucaraí. Para o vereador Adão, a CCR ViaSul está colocando o projeto a força e é preciso muda-lo, do jeito que está não nos agrada. Já o presidente da câmara, vereador Edivaldo questionou sobre o tratamento dado pela empresa de que as previsões das obras esta em um anteprojeto, se já tem data de início das obras.
Após vários questionamentos ficou acordado que será feito uma mobilização buscando apoio das entidades organizadas do município e da região para buscar junto as autoridades competentes apoio para que sejam atendidos pleitos da comunidade soledadense e o acesso a nossas vilas, empresas e ao perímetro urbano de Soledade não sejam dificultados com as obras na BR 386.
Os vereadores a muito tem participado de encontros e discutido inclusive com a empresa responsável pela BR 386, porém alguns pontos não entraram no debate e agora tentam impor algumas coisas que não estão contentando nossa população e isso os edis vão lutar até o fim.