O plenário David Libero Gheller, foi palco na noite desta sexta-feira, da entrega de mais uma Comenda Botucaraí. Nesta oportunidade o médico Getúlio Dias Vasconcellos foi quem recebeu esta honraria. A indicação foi do vereador Miguel Adones de Campos (MDB), avalizada por todos os demais pares. Getúlio Dias Vasconcellos é especialista em cardiologia pela Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, é o diretor técnico do Hospital de Caridade Frei Clemente, proprietário da cardioclinica regional, fundador e sócio-proprietário da RVM Engenharia e Medicina do Trabalho, membro da câmara técnica de cardiologia do CREMERS e delegado da instituição em Soledade.
Foi vice-prefeito, vereador, autor de diversas nominações e feitos para Soledade e região.
Nascido em Soledade em 30 de dezembro de 1951, Dr. Getúlio é casado com Noeli Severo Vasconcellos, pai de duas filhas, Luciana e Luana, avô do Davi e da Isabela, e tem uma trajetória marcada por atuações nas áreas profissional, comunitária e política. Ele é neto do ex-prefeito Guilherme Vasconcellos e do oficial de justiça Manoel Pedro Dias Hilário, ambos já falecidos.
Sua formação inclui estudos na escola Maurício Cardoso, em Soledade, Colégio Nossa Senhora da Conceição e Colégio Rosário, em Porto Alegre, além de graduação pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) e especializações na área médica.
Em sua carreira médica, Dr. Getúlio se especializou em Medicina Interna e Cardiologia, com formação que inclui passagens por renomadas instituições de ensino e saúde. Ele também se destacou em concursos federais para médico e na obtenção de títulos de especialista. Além disso, Dr. Getúlio desempenhou importantes funções administrativas em hospitais e foi ativo em organizações médicas e comunitárias.
Foram muitas as homenagens realizadas durante a solenidade.
Ao se manifestar o vereador Miguel Adones de Campos, disse ter sido uma honra e alegria propor essa homenagem. “Não tenho dúvida do merecimento do senhor para essa honraria, veja só quantas pessoas estão nessa casa para endossar o que estamos homenageando, quantos valores aqui estão presentes.
Representando a família, a prima Marilise Brockstedt, destacou a alegria da família em tê-lo como parente. “Ele jogou-se de cabeça em tudo que fez na vida, das lembranças que carrego da infância tenho as cenas da sua altíssima inteligência, tocava violão com o instrumento nas costas e jogava xadrez muito bem e assim segue ele, jogando o jogo da vida com estratégia e afeto, jogar com prudência, eficiência, em equipe e com humildade.”
Noeli Severo Vasconcellos, esposa do médico, destacou a força da união de seu casamento. “Falar do Getúlio cardiologista é reconhecer seu empenho, sua inteligência e sua atualização em prol da saúde e de seus pacientes. Sou testemunha de sua jornada, de casa para o hospital, do hospital para seu consultório, sem horário para sua alimentação, sempre priorizando seus pacientes e a saúde da comunidade.”
Já o médico Getúlio Dias de Vasconcellos, em sua manifestação disse: “Eu me considero uma pessoa privilegiado por ter nascido em Soledade, filho de quem sou, nós saímos muito jovens de Soledade para estudar em Passo Fundo, depois Porto Alegre e tive convites para ir até para Chapecó, porém meus pais me aguardavam aqui em Soledade, também tive a política onde fui vice-prefeito, vereador, onde aprendi muito nas mais diversas áreas e na minha vida” disse o homenageado.
Por fim, o presidente do legislativo, Edivaldo da Silva dos Santos usou da palavra quando declarando ter ficado muito contente em ver sua alegria em participar do The Platters, em lhe ver surpreso mas ao mesmo tempo feliz com essa homenagem feita pelos amigos, pela esposa, pelas filhas e muitos mais envolvidos. Sou seu paciente, sempre atencioso não só comigo mas também com todas as pessoas.
Durante a solenidade tivemos o reencontro da banda The Platters após cerca de 60 anos a qual o dr. Getúlio fez parte.
Colaborou: João Gabriel Nunes/Tua Rádio Cristal