News
Brasil Sem Frestas Soledade: União E Trabalho

Desde novembro de 2021, o Brasil Sem Frestas está vivo em Soledade, e desde então, a iniciativa que surgiu a partir da Administração Municipal, com diversos apoiadores como a Sicredi Botucaraí RS/MG, Susepe, Rotaract, Rotary Novos Tempos, Escoteiros, vem realizando o revestimento de casas, com chapas de embalagens tetra pak para isolamento térmico de residências em Soledade.

O projeto Brasil Sem Frestas nasceu em setembro de 2009 em Passo Fundo, a partir de uma preocupação da química Maria Luisa Camozzato. Em uma noite chuvosa e de muita tempestade, Maria Luisa preocupou-se com a situação das famílias em vulnerabilidade social. Sendo conhecedora do efeito de isolante térmico das embalagens tetra pak, Maria achou nas embalagens a possibilidade de melhorar a condição de moradia de pessoas que têm suas casas forradas de frestas e buracos.

O grupo do “Brasil Sem Frestas” trabalha com três objetivos: melhorar a saúde pública, retirar do meio ambiente um produto de alta durabilidade e fazer reciclagem direta. E a principal meta é levar saúde para as pessoas por meio do aumento do conforto térmico. Com os mesmos objetivos e vontade de fazer, Nery Auler, juntamente com a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Soledade, abraçaram o projeto, junto de diversos apoiadores.

Para celebrar o sucesso do projeto em Soledade, e compartilhar novos feitos, reuniram-se na última semana, os apoiadores e colaboradores do projeto, junto ao Presídio Estadual de Soledade, pois as detentas estão trabalhando com as caixinhas treta pak na limpeza, corte e costura das placas, para posterior aplicação.

O coordenador do Brasil Sem Frestas em Soledade, Nery Auler, agradeceu todos os apoiadores e celebrou os resultados até então. “Foram retirados do meio ambiente, em Soledade, mais de dez mil caixas de leite, são 12 casas revestidas, nesses nove meses de trabalho, além do trabalho realizado pelas detentas, reduzindo as penas através do trabalho, e ensinando-as  uma nova função”, pontuou.

A Prefeita de Soledade, Marilda Borges Corbelini, afirmou que este é um gratificante projeto. “O Brasil Sem Frestas Soledade, colabora com a sociedade em diversos âmbitos, possibilitando dignidade as detentas, e dignidade a todos que recebem os revestimentos em suas casas. É fazer a diferença na vida das pessoas”, finalizou.

Fonte- Assessoria Imprensa Prefeitura Soledade



Galeria de Imagens
Destaques