A Associação das Câmaras de Vereadores do Alto da Serra do Botucaraí, esteve reunida em assembleia geral na Sede do CTG Caminho dos Pampas em Tio Hugo RS. A recepção foi realizada pelo presidente do legislativo de Tio-huguense, Valdeci Kuhn, demais vereadores, assessores e o secretário executivo da associação Jacques Moraes.
O encontro contou com grande participação das câmaras associadas. Os trabalhos foram dirigidos pelo presidente Diego Basegio, tendo além de vereadores, a presença de assessores, secretários municipais, convidados e imprensa. Representando os executivos tivemos o vice-prefeito de Tio Hugo Geder Follmer e o vice de São José do Herval Luis Matins da Silva. A Uvergs esteve representada pelo responsável do setor de filiações Adroaldo Volmara.
Nesta ocasião o convidado foi o Mestre dr. Idioney de Oliveira Vieira, diretor do Campi UPF Soledade e presidente do Corede Botucaraí, que falou sobre a Consulta Popular e a duplicação da BR 386.
O professor fez um relato da luta pela duplicação da BR 386, quando o primeiro grande debate se deu sobre os valores dos pedágios que no princípio seriam de R$ 9,50 na praça em Mormaço e 11,50 na praça de Soledade. Neste momento também foi discutida a localização das praças, quando saiu de Mormaço e foi para Tio Hugo. Por ocasião da mobilização nossas lideranças mostraram que as obras conforme propostas não serviam, abrindo-se prazos para novas sugestões de obras. Outra conquista foi a divisão de ISSQN entre os municípios com território junto a BR.
O Mestre Idioney de Oliveira Vieira, também apresentou aos presentes o cronograma das obras para a região, sendo que tudo deverá ser concluído até o ano de 2030, conforme o previsto no contrato.
Aproveitando o encontro o presidente Diego Basegio da Avasb solicitou que o presidente do Corede Mestre Dr. Idioney O. Vieira interceda junto a CCRVIASUL, para que esta providencie a colocação de tachões na BR 386 Km 280 na entrada do município de São José do Herval, bem como a colocação de controladores de velocidade, já que ali é um perímetro urbano sem nenhum redutor de velocidade.
Por fim, o presidente do Corede alertou aos presentes para as possibilidades de adequações que ainda poderão ser feitas no projeto, devendo cada município definir e posteriormente discutir com a empresa o que será realizado então na área de domínio (acesso as empresas e como atender o comércio).
O presidente da Avasb, Diego Basegio avaliou como muito positiva a reunião, agradecendo a presença dos vereadores e o professor Idioney pelas informações e esclarecimentos feito aos presentes.
Já o presidente da Câmara de Tio Hugo, Valdeci Kuhn agradeceu a todos que foram a mais este encontro da Avasb, enaltecendo a importância da participação dos vereadores para o fortalecimento da entidade.
Após a reunião todos participaram de jantar festivo.
Produção-



