O Seminário de abertura da 21ª Semana da Alimentação RS 2023 será no próximo dia 16, às 13h30, no Auditório do Escritório Central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre. Com o tema Garantia de Direitos com Comida de Verdade, a Semana da Alimentação acontece de 16 a 22 de outubro, com programação diversa em todo o RS.
Com manifestação em vídeo da presidente nacional do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine, que é nutricionista, professora e pesquisadora, o Seminário de Abertura também contará com palestras sobre “Desertos e pântanos alimentares em Porto Alegre”, e sobre “Sistemas alimentares e a garantia de direitos com comida de verdade”, e Painel sobre políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Sans): experiências de PAA, Pnae e Cozinhas e Hortas Comunitárias, seguido de debate. O encerramento da atividade será com mostra e degustação de produtos da agricultura familiar.
PALESTRAS E PAINEIS
O tema “Desertos e pântanos alimentares em Porto Alegre” será abordado por Raquel Canuto, professora adjunta do Departamento de Nutrição e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde da Ufrgs. Também é docente permanente no Programa de Pós-graduação em Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Raquel é doutora em Ciências Médicas: Endocrinologia pela Ufrgs, com estágio pós-doutoral em Nutrição em Saúde Pública na UFPE. É membro titular do Comitê de Assessoramento da Área da Ciências da Saúde da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Atualmente, suas atividades de ensino, pesquisa e extensão são na área da Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia Nutricional, Epidemiologia Social, Ambiente Alimentar, e Revisões Sistemáticas e Meta-análises.
“Sistemas alimentares e a garantia de direitos com comida de verdade” é o tema que será abordado pela nutricionista Eliziane Ruiz, doutora em Desenvolvimento Rural pela Ufrgs, onde é professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde (PPGans). Eliziane atua no campo da Saúde Coletiva e Nutrição, tese de seu Mestrado, estudando temas relacionados a políticas públicas de saúde, alimentação e nutrição; redes/relações sociais e mediações em políticas públicas; práticas sociais de enfrentamento de problemas crônicos de saúde das populações urbanas e rurais; antropologia da saúde e da alimentação. As pesquisas são desenvolvidas em espaços urbanos e rurais, utilizando métodos de pesquisa quanti e qualitativos (experiência em etnografia e suas técnicas de pesquisa).
No Painel, serão apresentadas as seguintes experiências: A alimentação escolar como mídia poderosa - escolhas saudáveis para além da escola: o que aprendemos com o Pnae - Xangri-lá; Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Viamão; Horta Comunitária Maria da Glória - Porto Alegre; e Cozinha Comunitária Morro da Cruz – Porto Alegre.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues