News
MORMAÇO- Dia Municipal de Combate as Drogas e Uso de Álcool

Em cumprimento a Lei Municipal 881\2010, de autoria do ex-vereador Olair Belo de Carvalho, que institui o dia 26 de junho como o “Dia Municipal de Combate as Drogas e Uso de Álcool”, a Câmara Municipal de Vereadores e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Mormaço promoveram importante ação sobre o tema, no Pavilhão Católico da Comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes. Papo Responsa da Polícia Civil levou orientações as crianças e jovens.

Os integrantes da Polícia Civil de Soledade, Teonas Shumacker, Maisa Dalla Chiesa e Elaine da Rosa falaram sobre as consequências de quem escolhe o caminho das drogas (tratamento, cadeia ou cemitério).

Foi um Papo aberto onde os presentes puderam tirar dúvidas sobre o uso de drogas ilícitas e as lícitas como álcool, fumo e medicamentos. O evento teve a participação das escolas municipais e da escola estadual de Mormaço.

O presidente da Câmara de Vereadores Edson Schroeder agradeceu a parceria com a administração municipal em  mais um evento e também a polícia civil de Soledade, que neste e em outros eventos tem sido parceira do município.

O edil ainda destacou a entrega da cartilha do bem aos estudantes que trata dos perigos e prejuízos das drogas.

 

A Secretária Municipal de Educação Claudete Carvalho Ferreira em sua manifestação lembrou do mal que as drogas trazem, solicitando que as crianças cuidem-se. Agradeceu a parceria da Câmara de Vereadores no combate ao uso de drogas. Enalteceu a contribuição neste mesmo sentido do Sargento Barbosa junto as crianças mormacenses. Por fim disse sentir-se orgulhosa com tantos projetos sendo colocados em prática e com as constantes melhorias que tem ocorrido na comunidade de Mormaço.

O QUE É PAPO DE RESPONSA?

O PAPO DE RESPONSA é um Programa desenvolvido na Polícia Civil do RS desde outubro de 2016, com atuação junto às escolas de ensino fundamental, médio, sejam elas públicas ou privadas, na promoção de um “PAPO” – um diálogo descontraído sobre prevenção à violência e o papel do policial na sociedade, tendo como público alvo a interlocução com crianças, adolescentes e jovens.

Através do PAPO DE RESPONSA ocorre um diálogo descontraído sobre prevenção às drogas e todas as consequências advindas do tráfico e consumo. Outros assuntos de interesse do público focado podem ser tratados em razão dos laços de interação que são formados a partir da aproximação social, tais como Bullying, violência, o ato infracional e seus desdobramentos.

O trabalho da equipe do PAPO DE RESPONSA inicia através de convite das instituições. A partir do agendamento, o tema é proposto por sugestão da escola. Nesse encontro, a conversa entre policiais e alunos se dá de forma descontraída, com espaço para os jovens participarem efetivamente com questionamentos e diálogo nos temas relacionados ao cotidiano escolar. Os policiais, através de atividades, visitas e palestras, promovem esta interação e aproximação da Polícia Civil com a sociedade, essencialmente destacando a importância das escolhas de vida dos jovens. (Fonte- www.pc.rs.gov.br).

 

 



Galeria de Imagens
Destaques