Um pequeno espaço no saguão central do Palácio Farroupilha irá abrigar as lembranças de três dos momentos mais marcantes da história do Parlamento gaúcho. A Galeria Memória e Democracia, inaugurada na noite desta segunda-feira (17), pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), exibirá a nominata dos deputados estaduais cassados no período da ditadura militar (1964-1985), pelo Ato declaratório da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, de 14 de janeiro de 1948, e na dissolução da 36ª Legislatura e outorga da Constituição de 10 de novembro de 1937, durante o Estado Novo (1937-1945).
A iniciativa foi do próprio presidente do Parlamento que, em 2019, protocolou um Projeto de Resolução com o propósito de afirmar os valores da democracia e a importância do funcionamento legítimo, pleno e independente do Poder Legislativo. “A ideia é resgatar processos históricos vivenciados pela Assembleia Legislativa e manter viva a memória do que aconteceu no país para que não se esqueça e para que nunca mais aconteça”, declarou Pepe, repetindo lema que evoca a Comissão de Familiares de Mortos de Desaparecidos Políticos durante a Ditadura Militar.
O presidente da Assembleia afirmou que a redemocratização do Brasil sem mecanismos de justiça de transição é um fator que favorece o recrudescimento de movimentos golpistas, como o que ocorreu em 8 de janeiro de 2023, e outros mais sutis, como em 2016. “Temos que manter o debate na sociedade, lutando contra o esquecimento e o apagamentos destes episódios de nossa história”, defendeu.
Também se manifestaram o presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, Jair Krischke; e o ex-deputado Raul Carrion (PCdo). A cerimônia foi prestigiada por representantes de entidades ligadas à defesa dos direitos humanos, OAB, sindicalistas, pelos deputados Miguel Rossetto e Valdeci Oliveira, ambos do PT, pelo deputado emérito Raul Pont, e pelos ex-deputados Ronaldo Zulke e Silvino Heck, também do Partido do Trabalhadores.
I-Mandatos cassados na Ditadura Militar (1964-1985)
41ª Legislatura
42ª Legislatura
II- Mandatos cassados pelo Ato declaratório da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, de 14 de janeiro de 1948
37ª Legislatura
III- Mandatos cassados na dissolução da 36ª Legislatura e outorga da Constituição de 10 de novembro de 1937, durante o Estado Novo (1937-1945).
Por- Olga Arnt - MTE 14323
Foto-Fernando Gomes



