News
Ascar completa mais um ano de união, avanços e conquistas

A Emater/RS-Ascar realizou transmissão virtual ao vivo, pelo canal do Youtube do Programa Rio Grande Rural, destinado aos empregados da Instituição. O objetivo era prestar uma homenagem aos 67 anos da Ascar, completados nesta quinta-feira (02/06). O evento, mediado pela jornalista Ellen Bonow, contou com os pronunciamentos do secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Domingos Lopes Velho, e do presidente e diretores técnico e administrativo da Instituição, Edmilson Pelizari, Alencar Rugeri e Lino Hamann, respectivamente.

Desde 1955, a Ascar está presente no cotidiano dos agricultores familiares. “A nossa Instituição se tornou a representante do serviço oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) no Rio Grande do Sul. E fincou no solo gaúcho uma trajetória construída pela tenacidade e dedicação de profissionais que colocaram em ação, ininterruptamente, a melhor e mais atuante das políticas públicas do Governo do Estado. Hoje, a agricultura familiar gaúcha é modelo por conta do trabalho desenvolvido pela Instituição e os esforços e resultados dos agricultores familiares assistidos”, comemora Pelizari.

Rugeri acrescenta que ao longo desses 67 anos, a Ascar incorporou novos valores e conceitos modernos exigidos pelo agronegócio, atividade que se tornou vital para o desempenho positivo da economia nacional. “A Instituição atende às demandas diárias de seu público, formado por agricultores e pecuaristas familiares, quilombolas, pescadores artesanais, indígenas, assentados, que compõem um contingente superior a 200 mil famílias de assistidos com áreas em 497 municípios. É no coração de quase 10 mil comunidades rurais dessas localidades que pulsa a atuação transversal de Aters, revigorada pelo contrato com a Seapdr, prefeituras e entidades parceiras, fertilizando o desenvolvimento socioeconômico, sustentável e rural no Rio Grande do Sul”.

No dia 14 de março de 1977 foi então criada a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), que se somou à Ascar. Juntas, a Emater/RS-Ascar executam as principais ações, programas e políticas públicas.

“A Instituição pensa em desenvolvimento sustentável na perspectiva da cidadania e entende que é na conquista do resgate da autoestima, que homens, mulheres, jovens, idosos e crianças do meio rural descobrem possibilidades coletivas de trabalho permanente por uma vida melhor, mais solidária e fraterna. Parabéns a todos extensionistas e assistidos, e vida longa à Ascar”, complementa Pelizari.

 

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar

Jornalista Taline Schneider



Galeria de Imagens
Destaques