Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, do município de Victor Graeff, realizaram na quarta-feira (29/06) a colheita dos alimentos produzidos no Viveiro Municipal. A atividade integra as ações do Projeto Horta Escolar no Viveiro Municipal, realizado pelos alunos integrantes da Cooperativa Escolar Cooperação Máxima (Coopmax). Além da colheita da produção, os estudantes também fizeram o plantio de alface, repolho e couve-flor.
O projeto, que teve início em agosto de 2021, visa instigar as crianças a produzirem seu alimento e aprender sobre a produção de alimentos, tornando a sua alimentação mais saudável. Ao todo, participam das atividades 30 alunos das séries finais do Ensino Fundamental, tanto do interior como da cidade, e que participam da Coopmax. As atividades são desenvolvidas semanalmente no turno inverso ao da escola, e os alunos se dividem em grupos para realizar as ações.
A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), é uma das entidades que participam do projeto por meio da orientação técnica aos alunos. “A Emater tem papel fundamental no projeto. Orientamos a parte técnica, juntamente com o viveirista e funcionário público Erni Gehm, em relação a todo o processo, desde a produção de mudas através da sementeira, plantio nos canteiros, condução e manutenção das hortaliças e a colheita. Trabalhamos também a importância de produzir o seu alimento, a alimentação saudável e as questões ambientais”, explica a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Ana Paula Savadinstzky Muller. No local também foi construída uma composteira para destinação dos resíduos dos alimentos consumidos na Escola.
Os insumos para a produção dos alimentos são adquiridos pela Secretaria Municipal da Agricultura. Os alimentos produzidos são destinados à alimentação dos alunos do educandário e também compartilhados com as famílias dos participantes.
A extensionista também destaca a importância do projeto. “Esse trabalho é muito gratificante, pois compartilhamos informações através da troca de conhecimentos, do plantio dos alimentos até a colheita, também instigamos os alunos a refletirem sobre sua alimentação e a valorizar quem tanto trabalha para produzir o que comemos”, comenta Ana Paula.
O Projeto Horta Escolar no Viveiro Municipal é desenvolvido pela Coopmax, com o apoio da Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Vicotr Graeff, por meio das secretarias de Agricultura e de Educação, e Sicredi.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Soledade Jornalista Carina Venzo Cavalheiro



