Está acontecendo na tarde de hoje no Centro Cultural de Soledade a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. Na abertura coordenada pela empresa Vencer Consultoria em Recursos Humanos, o Major Aurivan Chiocheta, deu as boas vindas aos presentes. Na sequência tivemos as manifestações das autoridades presentes:
JOSÉ MOACIR PERES – Presidente do COMAS, saudou as autoridades e os presentes, quando destacou o trabalho realizado pela assistente social Carine Petter na organização da conferência.
FELIPE BIANCHI CUNHA- Secretário Adjunto de Assistência Social, agradeceu aos envolvidos na organização em especial a Carine, destacando o tema em debate ser de suma importância dado ao momento vivido.
ELI DE MACEDO ARRUDA- Vereador, representando o presidente da Câmara. Informou sobre a impossibilidade da presença do presidente Gustavo Baldissera, desejou sucesso ao evento e colocou o legislativo a disposição de todos para a busca de objetivos comuns.
SÉRGIO PORTELA DA SILVA- Vice-prefeito, destacou os compromissos da prefeita Marilda na data de hoje, quando está participando de reunião da duplicação da BR 386, e de muito interesse para Soledade, pois trata-se de criação de novos postos de trabalho, por isso a sua ausência na abertura da conferência. Lembrou da importância do desenvolvimento econômico do município, mas junto precisa da inclusão social e a conferência nos possibilitará a dar rumo em nossas ações. Destacou a grande demanda social de Soledade que é a moradia.
Após isso a palavra foi passada para a Dra. Mara Proença Drehmer que está a discorrer sobre o tema que este ano é: “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. Sendo que os cinco eixos norteadores são:
1) A proteção social não contributiva e o princípio da equidade no enfrentamento das desigualdades sociais;
2) Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos;
3) Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários;
4) Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e articulação entre os serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de proteção social;
5) Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
E para finalizar as atividades do evento, serão escolhidos os Delegados que representarão o Município de Soledade na 14ª Conferência Estadual de Assistência Social.



