News
QUAL O MOMENTO PARA COMEÇAR A CUIDAR DA SAÚDE OCULAR?
Estima-se que 12,8 milhões de crianças entre 5 a 15 anos apresentam deficiência visual por erros de refração não corrigidos

A resposta para o título é simples: quanto antes, melhor. Uma avaliação logo na infância pode detectar problemas graves, pois o diagnóstico precoce e o tratamento das enfermidades no momento certo podem evitar perdas de visão irreversíveis. Levando em conta que muitas doenças oculares são silenciosas e não manifestam sintomas até que o quadro se agrave, a SORIGS faz o alerta sobre a necessidade de acompanhamento médico desde os primeiros anos de vida.

 

Os erros de refração são identificados como problema de saúde pública em crianças sendo a principal causa de deficiência visual em escolares. No Brasil, segundo os últimos dados divulgados pela Diretrizes de Atenção à Saúde Ocular na Infância, do Ministério da Saúde, é estimado que 12,8 milhões de crianças entre 5 a 15 anos possuam deficiência visual por erros de refração não corrigidos na infância.

 

"É preciso conscientizar de que a visão deve ser bem cuidada e avaliada com exames oftalmológicos regularmente. São cuidados necessários para garantir que crianças possam enxergar as imagens do mundo ", avalia Dr. Marcos Brunstein, presidente da SORIGS. 

 

Independente da idade, o acompanhamento com o oftalmologista deve ser regular. Logo nas primeiras horas de vida, ainda na maternidade, os bebês precisam ser examinados para verificar se as estruturas internas dos seus olhinhos são saudáveis.

 

O tradicional "teste do olhinho", por exemplo, permite a identificação de problemas oculares, como a catarata congênita, o glaucoma congênito e o retinoblastoma. Esse último é um câncer que se instala na retina. Se no momento dos exames houver suspeita de alguma doença, o bebê é encaminhado para realização dos devidos tratamentos. Portanto, o diagnóstico precoce pode permitir que a criança tenha uma visão saudável no futuro.

 

Os bebês prematuros necessitam de mais atenção. "Ao nascer prematuramente, a criança muitas vezes não completou a formação correta da parte interna do olho. Essa anormalidade pode ser uma doença, a retinopatia da prematuridade, que pode levar ao descolamento da retina e comprometer a visão", finaliza Brunstein.

Cuidados básicos com a saúde ocular de bebês:

 

Consultar o médico oftalmologista regularmente

Ao limpar o olhinho, utilize gaze ou algodão úmido em água filtrada.

Sempre limpe com movimentos delicados, sem apertar os olhos.

Em ambientes externos, proteja os olhos do sol.

Não permita que o bebê veja vídeos em smartphone. Isso pode prejudicar sua saúde ocular e desenvolver miopia futuramente.



Galeria de Imagens
Destaques