News
Professor e historiador Voltaire Schilling morre aos 77 anos
Ele não resistiu a um quadro de embolia pulmonar e sofreu uma parada cardíaca

O professor e historiador Voltaire Schilling morreu na noite deste domingo (2), em Porto Alegre, aos 77 anos. Ele não resistiu a um quadro de embolia pulmonar e sofreu uma parada cardíaca por volta das 22h, na Santa Casa de Misericórdia.

Segundo a filha, Schilling já estava com a saúde fragilizada havia alguns meses. Ele havia inserido um marca-passo e sido diagnosticado com perda neurológica.

— Estava sendo demasiadamente sofrido. Ele não merecia passar por toda a dor e sofrimento dos últimos meses. Recentemente, colocou um marca-passo, pois o coração estava muito fraco e deixava de vascularizar algumas regiões — comenta a filha, Paula.

 

 

Ao longo de mais de três décadas, Voltaire Schilling lecionou em diversas instituições do Rio Grande do Sul, além de ter sido diretor do Memorial do Rio Grande do Sul. Em 2008, foi eleito membro da Academia Rio-Grandense de Letras.

Três anos antes,  foi agraciado com a Medalha Cidade de Porto Alegre. Em 2013, recebeu a insígnia de cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito, que é uma das principais honrarias civis francesas.

Voltaire deixa dois filhos: Paula e Voltaire.

Fonte- Gaúchazh

Foto Anfréia Graiz/Agência RBS



Galeria de Imagens
Destaques