O Município de Barros Cassal RS, completa nesta sexta-feira (05) 58 anos de emancipação política e administrativa. Possui uma área de 648,25 km² e sua população estimada em 2021 é de 11.167 habitantes.
Dentre as atividades comemorativas a esta data está previsto para hoje dia 05 de novembro na Praça Júlio de Castilhos às 19 horas a divulgação da rota turística de Barros Cassal, Vale Encantado, na oportunidade também teremos a apresentação de trechos do documentário do GENERAL CANDOCA e em seguida o filme de grande bilheteria REI LEÃO.
Para o dia 06 de novembro no Salão Paroquial, às 19 horas teremos apresentações Culturais e Jantar Dançante com o Grupo Vaneraço com a presença do Ctg Filastro Brum, CTG Chapéu de Palha, GAN Herança Nativa e os Clubes de Mães! Ingressos limitados, respeitando os protocolos.
O Município está localizado na região central do Estado do Rio Grande do Sul. Pode ser acessado via BR/RS 153/471, ficando a 256 km da capital Porto Alegre.
Com economia essencialmente agrícola, o município emancipado em 1.963 segue o seu curso de crescimento econômico com ações sendo desenvolvidas para atender aos anseios de sua comunidade da cidade e interior, nos diversos setores e também para o fomento da produção e da economia.
A gestão 2021-2024 do Prefeito Adão Reginei dos Santos Camargo e Vice Roque Sidinei Pinheiro Castro, tem por objetivo o fomento aos negócios, investimento em saúde e educação e o fortalecimento da infraestrutura.
O município de Barros Cassal pertence a uma região que foi habitada inicialmente por índios, que foram aldeados por jesuítas ao tempo das missões jesuíticas. Ao tempo da exploração e colonização pelo bandeirante Raposo Tavares, este acabou por destruiu as reduções de São Joaquim, por aqui estabelecidas pelos jesuítas. Logo após iniciou-se o povoamento luso, isto em fins do século XVIII. Posteriormente no século XIX recebeu os primeiros imigrantes italianos, a maior parte vindo da região do Vêneto. E mais tarde no século XX chegaram os primeiros imigrantes alemães.
Uma das primeiras sesmarias doadas recebeu a denominação de Rincão de Santo Antônio, sendo este o Santo Padroeiro até a década de 50, atualmente a padroeira do município é Nossa Senhora Medianeira.
De acordo com o Ato Municipal n. 1 de 10 de maio de 1910, foi considerado distrito do município de Soledade.
Em 1930, como homenagem ao ilustre político que trabalhou pela implantação da República, a denominação foi trocada para Barros Cassal. Pela Lei n. 4598 de 5 de novembro de 1963, foi elevado à categoria de município.
Parabéns a todos os munícipes!



