News
Instalada a Frente Parlamentar do Setor Pedrista do RS

A Capital das Pedras Preciosas, recebeu lideranças na noite desta quinta-feira, dia 10 de abril do ano de 2025 para a instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Pedrista da Assembleia Legislativa do RS. O ato realizado na câmara de vereadores teve no parlamentar Edivaldo da Silva dos Santos (MDB), o seu principal motivador, pois hoje trabalha nesta área como engenheiro ambiental e conhece bem as necessidades. O ato contou com a participação do Deputado Estadual Rafael Braga (MDB), prefeito de Soledade Paulo Ricardo Cattaneo, prefeito de Ametista do Sul Gilmar da Silva, presidente da Coogamai  Maria Antônia Cassol, presidente da Appesol Marco Antônio Rodrigues de Oliveira , Presidente do Sindipedras Gilberto Bortoluzzi, vereadores de Soledade Edivaldo Da Silva dos Santos (MDB), Gustavo Moraes (PP) e Valquiria Lang (MDB), vereadores do Salto do Jacuí e representantes da cidade de Trindade do Sul.

Para o deputado estadual Rafael Braga o objetivo desta frente é fortalecer o setor pedrista, aproximando-se das entidades representativas para um debate franco, visando a geração de renda e emprego.  Vamos tratar dos interesses deste segmento, inclusive legislação, pois é conhecido a importância para a economia não só destes municípios mas para todo o nosso Rio Grande e Brasil.

A presidente da Coogamai Maria Antônia Cassol, lembrou dos 35 anos de luta pelo setor que com esta frente passa a ter um ponto de apoio para a busca de soluções da categoria, e o aproveitamento hoje de galerias desativadas para a exploração turística no município de Ametista do Sul.

O presidente do Sindipedras, Gilberto Bortoluzzi em sua manifestação disse das muitas fiscalizações existentes, onde não existe nenhuma noção da realidade, com rigor em excesso o que atrapalha o setor.

O vereador Sandro Drum do Salto do Jacuí lamentou o sofrimento dos garimpeiros com demandas e obrigações com cobranças e taxas. Precisamos construir e tirar a carga de encargos dos empresários. Tempos que ser respeitados, pois não somos destruidores do meio ambiente.

Já o vereador Edivaldo da Silva dos Santos (MDB) de Soledade fez questão de destacar que os fiscais não tem conhecimento, com exigências desproporcionais com a realidade. Muito obrigado deputado Rafael Braga por contribuir com este setor esquecido e que muito emprega.

Gilmar da Silva, prefeito de Ametista do Sul, disse que essa iniciativa vai dar voz ao setor. É preciso realizar audiência com o governo do estado para que este possa conhecer os números do setor para o Rio Grande do Sul. Precisamos parte desse retorno aos cofres públicos. Se o setor quebrar vai deixar de gerar milhões de reais em impostos e todos irão perder. Chamou a todos para que o setor possa buscar seus direitos de forma conjunta.

O prefeito de Soledade Paulo Ricardo Cattaneo em sua manifestação reconheceu o setor e atacou principalmente os políticos de Brasília que só conhecem a teoria e não a prática dos pedristas. Lamentou a exclusão previdência hoje dos garimpeiros. É preciso que as leis sejam mudadas.

Por fim o deputado Rafael Braga (MDB), agradeceu a todos por estarem presentes e valorizarem este momento tão importante para o setor.



Galeria de Imagens
Destaques