O mês de fevereiro é marcado pela campanha de saúde fevereiro Roxo, ação que é voltada para a conscientização e tratamento de algumas doenças. A cor roxa conscientiza e alerta sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer. Esta última sempre ligada a fase mais avançada da vida, onde estão os idosos. Neste contexto o Hospital São Vicente de Paulo estará hoje (16) com o Dia D de conscientização para estas doenças.
Sobre o assunto a Uirapuru conversou com o Dr. Cassiano Forcelini, neurologista e integrante do Corpo Clínico do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo. Conforme o médico, a demência, causada pelo Alzheimer, traz uma série de dificuldades rotineiras e às vezes assusta familiares e portadores. Porém, a simples dificuldade de memória não é necessariamente causada pelo Alzheimer.
Isso pode ser causado por medicamentos, depressão, problemas de saúde secundários e que se refletem na na falha da memória. Na demência a pessoa está desaprendendo, se atrapalhando e perdendo a noção do cotidiano, algo bem diferente da simples falta de memória. Neste contexto é importante procurar o médico diante da dificuldade de memória, pois há muitos recursos de tratamento e até reversão. A família deve ficar atenta a sinais de esquecimento e o próprio Alzheimer tem tratamento que oferece conforto ao portador.
Fonte- Rádio Uirapuru
Foto- Olhar Digital



