News
Dia Mundial do Braile: sistema de leitura e escrita para deficientes visuais é insubstituível

Nesta terça-feira (04), é celebrado o Dia Mundial do Braile, sistema de leitura e escrita tátil criado para pessoas que possuem deficiência visual. A data é celebrada desde 2018, quando a Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu o dia para homenagear o aniversário do francês e criador do sistema, Louis Braille.

Falando na Rádio Uirapuru, o professor e voluntário da APACE – Associação Passofundense de Cegos, Everton Souza, destacou que esse sistema jamais será substituído por outro, pela sua eficiência em proporcionar a inclusão dos indivíduos que tem deficiência visual no mundo da leitura e da escrita.

 

Possibilitando que a pessoa possa estar tendo esse recurso para utilizar em seus estudos e formações, além das opções tecnológicas que possibilitam também a leitura e escrita pelos deficientes, o braile é insubstituível porque tem uma dimensão muito maior na questão de ortografia, pontuações e maneiras corretas de escrita.

O professor ainda disse que, hoje em dia o braile é muito mais difundido nas escolas e nos locais, tendo em vista a inclusão que cresceu muito mais dentro da sociedade que vem se adaptando às necessidades das pessoas cegas.

Fonte- Rádio Uirapuru



Galeria de Imagens
Destaques