Com a direção de Alessandro de Miranda Gasparin, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade/Mormaço realizou o seminário de apresentação de dados e números estatísticos do projeto Sindicato Vai a Sua Casa, em parceria com o Poder Público Municipal e Fetag/RS.
Neste trabalho foram visitadas em seis meses, 49 das comunidades de: São Tomé, Espraiado, Rincão do Araçá, Rincão dos Lautert e Posse Generoso.
Agora com os dados sobre problemas enfrentados irá se buscar as soluções de forma que esses agricultores sejam alcançados pela tecnologia necessária para o aumento da qualidade de vida. Com o enfrentamento de uma grande seca neste momento as famílias esperam que políticas públicas venham de encontro as carências do campo.
O presidente do STR, Alessandro ao falar ao avaliar o trabalho realizado disse ser esta uma ação importante para motivar os agricultores a permanecer e investir em suas propriedades com o apoio da sua entidade representativa e do setor público. Também destacou a aproximação do sindicato com as comunidades e seus associados.
O responsável pelas visitas engenheiro agrônomo Romeu Scipioni, destacou que cada desafio destacado foi somado, a fim de que um compilado final fosse realizado.
Para o representante Regional da Fetag, Nauro Nizzola, o projeto iniciado em 2021 tem como finalidade realizar avaliações para o desenvolvimento de políticas públicas que contribuam com os produtores inseridos no meio rural, garantindo rentabilidade e qualidade de vida. Os dados colhidos serão repassados para as administrações municipais, Conselho Agropecuário e Emater/RS-Ascar para auxiliar na solução das carências do meio rural.
Foto- Marlusa Oliveira



