News
Câmara de Vereadores Soledade – Troféu Mulher Cidadã para professora Maria Helena

O Poder Legislativo de Soledade, realizou Sessão Solene para entrega do Troféu Mulher Cidadã 2022, no Plenário David Líbero Gheller. A homenageada neste ano foi a professora Maria Helena Gonçalves Pinto. A sessão foi presidida pelo vereador Eli Macedo Arruda, tendo o cerimonial conduzido por Letícia Nunes.

A mesa de autoridades foi composta pelo vice-prefeito Sérgio Portela da Silva, Coordenador Regional de Educação da 25ª CRE Alessandro Nunes da Costa, Secretária Municipal de Educação Adria Brum Azambuja e o presidente da Academia Soledadense de Letras Jairo Ferreira.

O Plenário do legislativo recebeu grande presença de familiares e amigos da homenageada, 

Este troféu foi instituído pela Câmara de Vereadores, com o objetivo de valorizar a mulher no mês a ela dedicada.

Maria Helena Gonçalves Pinto foi escolhida por unanimidade pelos vereadores de Soledade.

Durante a solenidade a jovem Elaine Freitas recitou a poesia de autoria da homenageada “ Desejos de Mulheres”

Em sua Manifestação Maria Helena Gonçalves Pinto, se disse agradecida ao Legislativo pela honraria, e estar vivendo um momento difícil de disfarçar a emoção diante de tantas pessoas que fazem parte de sua vida. “Sinto esse momento como um abraço afetuoso da minha cidade, muito obrigado seria pouco, gratidão sempre.”

PALAVRA DOS EDIS E VICE-PREFEITO

EDIVALDO DA SILVA DOS SANTOS- MDB - Parabenizo por tudo o que fez pelo município. Foram mais de 20 anos como Secretária de Educação. A senhora fez história e merece esse título. Que Deus lhe abençoe. Parabéns.

DOUGLAS PORTELA PERIN- PSDB- Este troféu foi criado em 2005 por sugestão de meu pai Sadi Perin, e analisando o seu currículo vejo que a senhora deveria ter sido reconhecida muito antes. Vejo nesta casa muitas pessoas ilustres.

RÉCIO CAPELLARI – PP- Falou da trajetória da homenageada que deixou forte marca no setor educacional. A senhora representa a cidadania e estamos felizes e honrados.

LÚCIO EUGÊNIO BUENO DIAS – PT- Sua trajetória mostra que prestou um grande trabalho. Somos honrados pela que a senhora ajudou a melhorar essa cidade. Destaco o trabalho seu realizado no Promuati. Parabéns.

GUSTAVO LUIS BALDISSERA- PL- Momento especial estamos vivendo esta noite. Essa mulher fez muito por Soledade. Tanha a certeza que cumpriu seu papel no município.

ELI DE MACEDO ARRUDA- PSB- Tenho um carinho muito grande pela nossa homenageada, foi minha professora e me recordo de suas atitudes. A senhora é muito merecedora desta distinção, Mulher Cidadã.

SÉRGIO PORTELA DA SILVA- VICE- PREFEITO- Destacou em sua manifestação representando a administração municipal de Soledade que Maria Helena Gonçalves Pinto decidiu viver como uma soledadense e na sua época isso era uma atitude de poucos. Estamos muito orgulhosos pela nossa homenageada. Precisamos destacar ainda que ela também sempre foi filha, esposa, mãe e avó muito dedicada. Parabéns.

CURRÍCULO DA HOMENAGEADA

         Maria Helena Gonçalves Pinto nasceu em 22 de outubro de 1941 em Soledade, na localidade de Fontoura Xavier, hoje município de Fontoura Xavier, onde iniciou seus estudos.

Filha de Aristóteles Borges Gonçalves e de Carmelina Ferreira Gonçalves, ambos falecidos. Casou-se com José Carlos Floriano Pinto (in memoriam). É mãe de Elenara Gonçalves Pinto e avó de Iuri Pinto Binotto e Igor Pinto Binotto.

Cursou o ginasial em Soledade - Ginásio São José e o curso normal em Cruz Alta, no Colégio Santíssima Trindade, das irmãs franciscanas. Graduou-se em Filosofia: Psicologia e História e Orientação Educacional na Universidade de Passo Fundo. Na mesma Universidade Pós graduou-se “Lato Sensu” em Orientação Educacional e em Gerontologia Social.

Aprovada para o cargo de professora em concurso público realizado pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul nas disciplinas de História Geral em 1971 e Psicologia Geral em 1973.

Iniciou sua atividade educacional no então Grupo Escolar  “ Saldanha Marinho em Ibirapuitã; foi professora na escola Normal  “Maurício Cardoso e no Campus UPF, Soledade.

         Em sua trajetória como educadora, trabalhou com crianças, jovens, adultos e idosos, atuando em todos os níveis de Ensino: Ensino Básico – Fundamental e Médio e Ensino Superior. No Campus da UPF, lecionou Psicologia de Educação e Orientação Educacional, por nove anos. Lá, também coordenou o CREATI, curso que ajudou a fundar em Soledade. Ainda atuou como professora em Cursos de Férias para formação de professores.

         Seu maior desafio profissional, porém, foi a gestão da Educação Municipal em que atuou primeiramente como supervisora, depois como Coordenadora e posteriormente, como Secretária Municipal de Educação e Cultura, nos períodos de 1963 a 1969, 1969 a 1973, 1977 a 1983, 1983 a 1988, perfazendo um total de mais de 21 anos à frente da pasta da educação, destacando-se em sua gestão a legalização das escolas municipais, a criação do primeiro plano de carreira do magistério municipal, a criação do Museu Municipal, a criação do Conselho Municipal de Educação, a reorganização e abertura ao público da Biblioteca Pública Municipal Alcydes Maia; implantação de classes da Educação Infantil e das primeiras escolas de Ensino Fundamental Completo na rede municipal de ensino.

·       Criou e coordenou o Programa Municipal de Atenção ao Idoso- PROMUATI, no período de 1999 a 2012, quando também criou o Conselho Municipal do Idoso.

·       Foi conselheira e presidente do Conselho Municipal de Educação.

·       Também conselheira e presidente do Conselho Municipal do Idoso.

·       Atuou como palestrante, juntamente com seu esposo, no curso para Noivos promovido pela Paróquia Nossa Senhora de Soledade, durante 20 anos, desenvolvendo o tema “Psicologia do Homem e da Mulher”

·       Atualmente faz parte da Academia Soledadense de Letras, ocupando a cadeira de nº 17, tendo como patrona a professora Alice Landim Cardoso. Também é membro da Academia Alpas de Cruz Alta e da Academia                

·       Faz parte do Grupo Semeadoras do Bem, que presta apoio socioemocional às mães de alunos da Apae.

TRABALHOS PUBLICADOS

 

Autora do livro “Brincando de Contar Histórias”, lançado em 2003. Através de suas histórias evidencia aspectos de imaginário e do processo de desenvolvimento da criança.

·       Autora de inúmeros artigos sobre educação e sobre envelhecimento humano, publicados nos jornais locais. Teve um artigo sobre envelhecimento publicado em um caderno da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS, em 1999.

·       Organizadora e Coautora do livro “Dicas Domésticas” do Promuati-Programa de Atenção ao Idoso do município de Soledade – Ano 2004.

·       Suas poesias, “Sobre a liberdade” e “Adolescência” foram publicadas no livro “Perfume da Terra” – Coletânea de poemas de Autores Soledadenses.

·       Autora do livro “Ensino Municipal em Soledade/RS.1960- 1988. Registros- Constatações- Reflexões”, em 2015.

·       Publicação da poesia “Lua Minguante,” classificada no Concurso de poesias promovido pelo CPERS, em 2016”, no livro “ Maturidade em Belos Versos. Ed, Alternativa, Porto Alegre.2016. 76p.

·       Em novembro de 2021, por ocasião das comemorações do cinquentenário da Consciência Negra, sua poesia “ Me Enfeito com um Laço de Fita” foi selecionada entre os 50 melhores textos literários apresentados e está para ser publicada em livro pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

            ALGUMAS DISTINÇÕES

·       Louvor e agradecimento por serviços prestados ao setor de Ensino Municipal – Portaria nº. 24/73 – Prefeitura de Soledade.

·       Voto de Louvor e agradecimento por relevantes serviços prestados à Educação – Portaria nº. 156/77 – Prefeitura de Soledade.

·       Placa de Louvor e gratidão da Escola Estadual “Saldanha Marinho” e as dezoito escolas municipais de Ibirapuitã – 1978

·       Placa de Destaque em Educação recebido da SOSAD (Sociedade Soledadense de Amparo aos Desabrigados) – 1979.

·       Voto de louvor pela forma de conduzir a Educação Municipal - Câmara Municipal de Vereadores de Soledade - 27/06/1986.

·       Placa de distinção recebida da equipe de trabalho de SMEC de Soledade em 1988.

·       Placa de louvor recebida da Escola de Ensino Básico “Ernesto Ferreira Maia e pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Fontoura Xavier em 2003”.

·       “Moção de Parabéns” pelo trabalho desenvolvido na valorização da terceira idade – Moção nº. 32/2005 – Câmara Municipal de Vereadores de Soledade.

·       Placa de Agradecimento pela criação do Museu Municipal de Soledade. Ano 2006. SMECTD.

·       Placa de agradecimento pelo trabalho educativo e humano realizado com os idosos de Soledade recebida dos grupos de Idosos do PROMUATI, em 2009.

·       Patronesse da 10ª Feira do Livro promovida pelo Departamento Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, em 2015.

·       Medalha de Honra ao Mérito pela classificação e publicação da poesia “Lua Minguante” no livro  Maturidade em Belos Versos, lançado pelo CPERS na Feira do Livro de Porto Alegre em 2016.

 

          Ao longo de sua vida profissional participou de mais de uma centena de cursos de atualização e ou aperfeiçoamento na área da educação e da gerontologia, desde o ano de 1965, até a presente data.

 

·            Tem proferido palestras em instituições, autarquias, escolas, igrejas e outras entidades no município de Soledade e também nos municípios da região. As palestras são dirigidas a professores estaduais e municipais, alunos universitários, conselheiros, empresários, vereadores, bancários, diretores de escolas, pais, mães, jovens,  funcionários, mulheres da zona rural e urbana, e, mais recentemente para idosos.

 

Palestras realizadas enquanto Acadêmica da Academia Soledadense de Letras 

 

7/05/2015 – Mães e Diferentes Papéis. Escola Estadual de Ensino Básico “ Dona Darcila”- Pontão da Boa União.Soledade

 

12/02/2015- Relações Interpessoais no Processo Educativo. Princípios e Métodos da Autoeducação. Prefeitura Municipal de Putinga. Para Professores Municipais de Putinga, Relvado e Ilópolis.

 

03/03/2015 -Abertura do ano letivo. O Papel do Diretor de Escola, além do Burocrático. 25ª Coordenadoria de Educação. Trabalho realizado com diretores de Escolas Estaduais de 25ª CRE.

 

                 - A Importância da Saúde Preventiva. UBF. Famílias do Bairro Fontes. Soledade.

 

26/04/2016 – Conselho Municipal de Educação: Fundamentação Legal, Estrutura, Funcionamento, Atribuições do Presidente e conselheiros. Para conselheiros municipais de educação de Soledade.  Sala da AMASBI. Soledade

 

18/05/2016 – Mães Enquanto Mulheres. APAE .Soledade.

 

17/08/2016  - O Idoso e sua Autonomia. Salão de Eventos do Campus da UPF em Soledade. Promoção da Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

17/05/2017 - Conselho Municipal de Educação: Fundamentação Legal, Estrutura, Funcionamento, Atribuições do Presidente e Conselheiros. Sala da AMASBI. Soledade. Trabalho realizado com Presidentes dos Conselhos Municipais de Educação dos municípios que compõem a AMASBI

 

06/06/2017 – Ética e Relações Interpessoais no trabalho do Educador. Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Soledade. Promoção do CREAS. Soledade.

MARIA HELENA GNÇALVES PINTO - MULHER CIDADÃ 2022!

 



Galeria de Imagens
Destaques