Na manhã desta quarta-feira (15), um protesto indígena bloqueia a ERS-324, no trecho entre Ronda Alta e Três Palmeiras. O protesto que iniciou cedo da manhã, tem previsão de ir até próximo as 11h00. O 1° Batalhão Rodoviário da Brigada Militar esta monitorando o trecho.
OPERAÇÃO NA SEMANA PASSADA:
Na semana passada, quinta-feira (09), uma mega operação da Polícia Federal e Brigada Militar foi realizada na comunidade da Serrinha. A Operação “Kãgtén, para apurar a autoria e circunstâncias de dois homicídios ocorridos da Terra Indígena da Serrinha, no município de Ronda Alta, no dia 16 de outubro deste ano, além de outros delitos praticados, como tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e incêndio criminoso.
Nove mandados de prisão preventiva contra os envolvidos no duplo homicídio e 16 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Passo Fundo. O cacique e seus apoiadores foram presos.
A TERRA INDÍGENA:
A Terra Indígena Serrinha, com uma população de aproximadamente 3,5 mil indígenas, possui recente histórico de sucessivos confrontos violentos nos últimos anos, sendo que em 2017, o próprio cacique foi assassinado em uma emboscada.
Fonte- Rádio Uirapuru



