News
Assembleia Legislativa celebra os 101 anos do Movimento Escoteiro no Brasil

O Parlamento Gaúcho prestou homenagem, nesta quarta-feira (5), aos 101 anos do Movimento Escoteiro no Brasil. A solenidade, proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), ocorreu um ano após a data que marcaria o centenário da União dos Escoteiros do Brasil (UED).

“O ideal teria sido fazer a homenagem no centenário, mas, em virtude das enchentes, em que os escoteiros tiveram participação ativa, este reconhecimento chega em boa hora. É uma instituição que há mais de um século forma cidadãos comprometidos com o bem comum”, afirmou o parlamentar.

Para o presidente, homenagear os 101 anos do movimento é uma forma de reconhecer o papel transformador do escotismo no país. Durante a cerimônia, ele ressaltou a relevância histórica e social do movimento, lembrando sua própria trajetória como escoteiro. “Na época em que eu fui escoteiro, nem se falava em ecologia, mas nós já aprendíamos a amar e preservar a natureza. Também aprendíamos sobre solidariedade, companheirismo e o dever de servir à sociedade”, relembrou Pepe Vargas.

O deputado destacou ainda os ensinamentos e valores que o escotismo transmite às novas gerações. “Tudo o que aprendemos no escotismo molda o nosso caráter, nossa forma de ver o mundo e de agir na sociedade. É um aprendizado que levamos para toda a vida”, afirmou.

A diretora-presidente dos Escoteiros do Brasil no Rio Grande do Sul, Cristine Bohrer Ritt, falou sobre a dimensão e o impacto do movimento no país e no mundo. “Hoje, o Movimento Escoteiro é a maior organização de educação não formal do mundo, presente em mais de 170 países e reunindo cerca de 57 milhões de membros entre jovens e adultos voluntários. No Brasil, somos quase 100 mil escoteiros e, aqui no Rio Grande do Sul, temos cerca de 13 mil integrantes distribuídos em 276 unidades escoteiras locais, atuando em 115 municípios. Quando consideramos as famílias envolvidas, esse número se multiplica. São dezenas de milhares de pessoas tocadas, direta ou indiretamente, pelos valores do escotismo”, destacou.

A deputada Sofia Cavedon (PT) também enfatizou a importância do movimento na formação integral de crianças e jovens. “Precisamos ampliar o tempo escolar e não pode ser apenas a educação formal para desenvolver integralmente as nossas crianças. Precisamos da arte, da música, da dança, da relação com a natureza. Acreditamos muito na educação popular que acontece nas comunidades, nas cooperativas e nos movimentos sociais, que ocupam, revitalizam e dão significado aos espaços, ensinando pelo exemplo e pela convivência. O escotismo faz parte disso”, afirmou.

O evento reuniu integrantes de grupos escoteiros de Porto Alegre, Dois Irmãos, Viamão, Garibaldi, Igrejinha, Campo Bom, Caxias do Sul e Canoas. Também prestigiaram a homenagem o deputado emérito Raul Pont (PT),  o presidente do Conselho Nacional de Escoteiros, Alexandre Braga e o representante dos grupos de escoteiros, Eduardo Manique.

Por- Silvana Tomazzoni Gonçalves - MTE 6193

Foto- Lauro Alves



Galeria de Imagens
Destaques