A Amasbi, Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí, realizou reunião na cidade de Soledade, na tarde desta quarta-feira, dia 30 de junho. A Coordenação foi da presidente Marilda Borges Corbelini, prefeita de Soledade, que saudou os presentes. Em seguida o vice-presidente Rodrigo Jacoby Trindade de Mormaço também transmitiu sua mensagem. Vários foram os assuntos tratados neste encontro, sendo que o primeiro teve a participação da Dra. Karen Beltrame Becker Fritz do Projeto Projur Mulher e Diversidade no Enfrentamento à Violência Contra Mulheres, da UPF. Ela esteve acompanhada das jovens bolsistas do Projur, Joana e Camila. A dra. Karen apresentou alguns dados sobre a violência contra a mulher. A presidente Marilda se mostrou preocupada e propôs com os demais prefeitos realizar um programa regional com a UPF, para o combate a violência contra a mulher.
O Segundo assunto da reunião foi com o presidente do Corede Botucaraí e diretor do Campus da UPF Soledade Idioney Oliveira Vieira, que falou sobre a duplicação da BR 386. Idioney acompanhou as discussões desde o início sobre os investimentos a serem feitos e deixou os chefes de executivos a par do que está acontecendo.
Outro assunto do encontro foi o Banco do Empreendedor criado pela municipalidade de Soledade, cujos resultados positivos fomentam a economia local. O diretor do banco Cláudio Panis Balastrelli, foi quem apresentou dados para os prefeitos. A prefeita Marilda colocou o conhecimento da equipe do Banco do Empreendedor, a disposição dos municípios que se interessarem em implantar o sistema de incentivos aos micro e pequenos empreendedores. Segundo ela o objetivo é que a região cresça, e se aqui foi bom, pode ser também nos outros municípios.
No final do encontro o Secretário Executivo da entidade Ivanir Born, apresentou outros assuntos, quando comunicou o pedido de desfiliação do município de Nicolau Vergueiro; Informações sobre o observatório regional do Covid-19, e por último a solicitação de apoio do prefeito de Alto Alegre Avelino Salvadori para o asfaltamento da VRS 856 localidade de Linha Bonita, acesso para Campos Borges num percurso de 7 km. A próxima reunião deverá ser realizada no município de Mormaço.



