News
Vereador Edivaldo comemora conquista do setor pedrista

Tendo por local o Auditório do Sindipedras e da Appesol, aconteceu importante encontro com a presença do vice-governador Gabriel Souza, que anunciou a criação de uma linha de crédito de R$ 5 milhões voltada ao setor de pedras preciosas. O evento teve ainda a participação de representantes da Assembleia Legislativa, legislativo e executivo soledadense, lideranças ligadas à cadeia produtiva de gemas e joias, bem como representantes e associados da Associação dos Pequenos Pedristas de Soledade e Sindicato das Indústrias de Joalheria, Mineração, Beneficiamento e Transformação de Pedras Preciosas e Semipreciosas do RS. O recurso, proveniente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e operacionalizado em parceria com o Sicredi, será disponibilizado a partir de 21 de outubro. A linha oferece carência de um ano e juros reduzidos, com parte da taxa subsidiada pelo Governo do Estado. O crédito será destinado a pequenas e médias empresas, permitindo acesso a capital de giro, compra de mercadorias, aquisição de equipamentos e modernização das estruturas produtivas.

VICE-GOVERNADOR

Gabriel de Souza, Vice-governador RS, durante sua manifestação disse que a medida tem por objetivo minimizar as dificuldades enfrentadas pelo segmento atingido pelas enchentes do ano passado e pela taxação dos Estados Unidos as exportações brasileiras. Para o líder emedebista a radicalização não resolve nada e é preciso diálogo para que as coisas aconteçam. Na ocasião Gabriel Souza lembrou que no passado quando esteve na presidência da Assembleia Legislativa também contribui para o setor pedrista com a alteração da Resolução nº 372 do Consema, Conselho Estadual de Meio Ambiente, possibilitando que o licenciamento ambiental de tingimento de pedras passasse a ser feito pelos municípios.

VEREADOR EDIVALDO

O vereador e Secretário Executivo da Appesol, Edvaldo da Silva dos Santos (MDB), comemorou a linha de crédito dizendo ser esta uma vitória muito grande, para o setor, o qual sempre foi um defensor da geração de empregos e renda, para que o mesmo se mantenha de pé. O anúncio do vice-governador nos dá um fôlego, pois afinal de contas será em torno de 50 mil para cada empresa, com um ano de carência e taxa de juros abaixo de mercado. Esses recursos irão manter muitos empresários e funcionários na ativa e é isso que a gente quer. Obrigado a todos que abraçaram esta causa e auxiliaram na conquista. Seguiremos lutando pelo fortalecimento do setor pedrista.

PRESIDENTE DA APPESOL MARCO

Já o presidente da APPESOL, Marco Antônio Rodrigues Oliveira, ao se manifestar fez menção a interferência do clima e a retração do mercado externo que levaram os empresários do setor ao endividamento. Este crédito garante as empresas na ativa, impede as demissões e segue fortalecendo o nosso comércio. Agora é esperar e no dia 21 recorrer a instituição financeira para ter acesso a estes recursos. Estamos na torcida para que, o maior número de colegas consigam obter esses valores.

SINDIPEDRAS

Para a vice-presidente do Sindipedras, Aline Lodi, o cenário ainda é delicado, dadoa instabilidade política e econômica, que acaba afetando as exportações e os contratos de fornecimento. As incertezas vindas do mercado norte-americano, ocasiona o cancelamento de embarques e pedidos suspensos. O crédito anunciado vem em boa hora, porém necessitamos de política de longo prazo para que o setor siga competitivo.

 PREFEITO DE SOLEDADE

Paro o prefeito de Soledade Paulo Ricardo Cattaneo este anúncio de recursos está ligado diretamente ao reconhecimento de nossas autoridades a este tão importante setor de nossa economia local, bem como para o, desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

 

 

 

 



Galeria de Imagens
Destaques