News
Ventos de 115 km/h atingem região de Soledade

Muitas regiões do RS foram  atingidas por chuva forte e temporais isolados neste domingo, no começo de uma semana que será marcada por um episódio de intensa instabilidade com chuva volumosa e tempestades. A chuva alcançou a maioria das regiões do estado, embora, como previsto, não tenha chovido em todas as cidades. O tempo começou a se instabilizar ainda no final da manhã na fronteira com o Uruguai. No decorrer da tarde, as áreas de instabilidade cresceram e avançaram do Oeste e do Sul do estado para as demais regiões do território gaúcho, segundo informações da MetSul. Na região de Soledade os ventos foram de mais de 100 km/h. A comunidade do São João dos Delavy, em Mormaço teve destelhado o seu pavilhão, além de quedas de árvores. Na comunidade de Água Branca Mormaço também tivemos o destelhamento de galpões.

Segundo o Corporação de Bombeiros de Soledade há diversas ocorrências de quedas de árvores em atendimento.  O observador meteorológico Paulo Henrique Pinheiro divulgou algumas das medições do vento.

Estação PH Loteamento Farrapos - 115 km/h

Estação INMET Aeroporto Municipal de Soledade - 105 km/h

Estação Municipal Bairro Missões - 102 km/h

temporal que atingiu o Estado no fim da tarde deste domingo deixa ao menos 120 mil pontos sem energia elétrica no Rio Grande do Sul

Nesta segunda-feira (15), a CEEE Equatorial informou que, em sua área de cobertura, a interrupção no fornecimento de energia atingia 48 mil clientes. A maioria - 36 mil - em duas ocorrências grandes, desarmes linhas de transmissão derrubadas pelo vento. Os municípios mais afetados são: Mostardas, Capivari do Sul, Tavares, Minas do Leão, Arroio dos Ratos, Butiá e Pinhal. Ontem à noite, o número de clientes afetados era de 99 mil.

"O fornecimento de energia elétrica está comprometido por quedas de torres de transmissão em virtude dos ventos. Devido à complexidade da recomposição destas estruturas, ainda não há previsão de conclusão dos serviços e as equipes seguem trabalhando nos locais afetados (zona urbana e zona rural em áreas alagadas)", afirma a nota. 

Na manhã desta segunda-feira, a RGE atualizou a situação em sua área de concessão. Segundo a empresa, 72 mil clientes estão sem energia. Os danos na rede elétrica foram provocados, principalmente, por galhos, árvores e objetos arremessados pelo vento. A maior concentração de clientes afetados está na Região Metropolitana, Vale do Sinos, Vale do Taquari e Serra. As equipes estão trabalhando para retomar o serviço. Na noite de domingo, o número de clientes afetados chegou a ser de 160 mil.

A empresa alerta para que a população se afaste de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica.

ONDA DE TEMPORAIS

A MetSul esclarece que esta é a primeira rodada de temporais da semana. Haverá instabilidade novamente nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul de forma isolada, mas o que mais preocupa é o período da terça e da quarta, quando área de baixa pressão vai trazer chuva localmente intensa e muitos temporais com risco elevado de vento forte, como já alertado pela MetSul Meteorologia.

 



Galeria de Imagens
Destaques