O Tribunal de Contas do Estado realizou, na tarde desta quinta-feira (24), o encontro sobre “Transparência e Controle: Caminhos para a Boa Governança”, no auditório Romildo Bolzan.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria de Porto Alegre (SMTC), o evento contou com a presença do conselheiro Edson Brum, do prefeito municipal, Sebastião Melo, e da secretária municipal de transparência e controladoria, Mônica Leal.
A primeira palestra da tarde foi ministrada pelo auditor Fábio Rosenfeld, do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), que abordou o tema “Transparência como pilar de uma governança eficaz”.
Em seguida, os auditores de controle externo Carla Gross e Sandro Bergue falaram sobre transparência pública no Rio Grande do Sul, com ênfase na situação atual e repercussões nas contas anuais.
Posteriormente, a transparência, o controle social e a cidadania foram discutidas no âmbito das ouvidorias públicas pela coordenadora da Assessoria da Ouvidoria do TCE-RS, Thaís Schumann Krahn, e pelo ouvidor-geral do município, Adriano Borges Gularte.
Por fim, a auditora-geral de Porto Alegre, Barbara Vivian, conduziu a palestra "O controle interno do futuro".
“O nosso papel é ser o mais transparente possível, fazendo com que os serviços sejam fiscalizados para que possamos entregar mais serviços por menores custos. O evento de hoje discute isso: buscar caminhos para unificar os ritos”, destacou o conselheiro Edson Brum, que representou o TCE na ocasião.