Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul deixaram quase 470 mil pontos sem energia elétrica em todo o Estado, nas áreas de concessão da CEEE Equatorial e da RGE, segundo balanço divulgado na manhã desta quinta-feira (13).
As duas empresas afirmaram que suas equipes estão mobilizadas para restabelecer o fornecimento da energia. A Região Sul é a mais afetada, principalmente as cidades de Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul.
Em Rio Grande, as rajadas de vento chegaram a 140 quilômetros por hora. Uma pessoa morreu no município vítima do ciclone.
Porto Alegre amanheceu com cerca de 15 mil clientes sem luz. Além de provocar quedas de árvores, a ventania quebrou vidros de alguns prédio na cidade. Segundo a Defesa Civil Municipal, a velocidade do vento pode chegar a 90 quilômetros por hora na Capital nesta quinta.
Os temporais são causados por um ciclone extratropical que se formou na costa gaúcha, provocando, desde quarta-feira (12), estragos e bloqueios em rodovias em todo o Estado. Ao menos 12 estradas são afetadas.
Pelo menos 28 municípios gaúchos registram prejuízos causados pelas fortes chuvas e ventania. Vera Cruz, Sobradinho e Joia decretaram situação de emergência. Milhares de residências foram destelhadas nessas cidades pela queda de granizo e fortes ventos.